Sistema de Gamificação

Nos dias de hoje, a tecnologia, o conhecimento, a velocidade da informação, a necessidade do saber, suas formas e interações, as aspirações dos indivíduos e a organização da sociedade, pautam o estabelecimento do novo contexto mundial de educação e aprendizagem.

O segmento da educação deve acompanhar a evolução da sociedade contemporânea, estabelecer novos valores, procurar novas descobertas, absorver novas ideias, entendimentos e rotinas que permitam a criação de um ambiente propício para o aprendizado, delineando experiências significativas e despertando os indivíduos para o saber de forma a ajudá-los no seu desenvolvimento pessoal e intelectual.

Por isso, as instituições de ensino superior estão apostando em novas abordagens para disseminar o conteúdo de forma mais prática e mais condizente com a realidade. É o que acontece na FGI, que utiliza o sistema de gamificação a seu favor.

Sistema de Gamificação FGI

A Gamificação surge como uma possível alternativa, que pode agregar diversos modos – multimodalidade - para a captação do interesse dos alunos, o despertar da sua curiosidade, conjugando elementos que levam à participação, ao engajamento, resultando na reinvenção do aprendizado.

De uma forma mais direta, são utilizados jogos para ensinar o aluno de uma maneira mais prática e didática. Ao invés de esperar o aluno sair da faculdade para ganhar experiência apenas no mercado de trabalho, a FGI usa dessa tecnologia para formar pessoas preparadas para o mundo além da sala de aula.

Nos jogos de gestão, por exemplo, o aluno vivencia o dia a dia de uma empresa, e gerencia várias áreas da mesma para ter um conhecimento geral e poder se identificar com um campo em específico.

Esses jogos são usados tanto na graduação quanto na pós graduação. Na primeira, o foco é a gestão de empresas no geral, já na pós o foco acontece de acordo com o tema do MBA escolhido pelo aluno. No MBA Banking e Mercado de Capitais, por exemplo, existem dois módulos (um sobre investimentos e outro sobre gestão bancária).

Além disso, esse método substitui o TCC em todas as formações da FGI, proporcionando uma formação mais prática e menos teórica. Saiba mais acessando aqui.