top of page

Saiba o que é psicologia de tráfego

A Psicologia de Tráfego é uma área da psicologia que tem como seu objetivo principal estudar os comportamentos humanos no contexto do trânsito rodoviário e, consequentemente, consciencializar sobre as responsabilidades associadas ao ato de conduzir, garantindo assim mais segurança na estrada.


No centro das atenções encontram-se fatores variados que provocam ou aceleram o processo de tomada de decisão e comportamento do condutor, influenciando o seu desempenho, ainda que nem sempre de forma consciente e facilmente definível.


Sendo assim, a Psicologia do Tráfego conceptualiza-se como o estudo dos processos/fenómenos psicossociais relativos ao comportamento dos atores envolvidos na utilização das vias, com o objetivo de contribuir para a mobilidade sustentável, segurança e qualidade de vida dos participantes do e no sistema de tráfego.


Desta forma, relaciona-se com todos os atores integrantes nos processos de planejamento, concepção, implementação, desenvolvimento e avaliação da mobilidade. Considera também os impactos fisiológicos, psicológicos e sociais decorrentes destas atividades e das infraestruturas associadas às mesmas, sobre as comunidades envolvidas.


A Psicologia do Tráfego tem em conta o comportamento individualmente determinado por fatores internos nos diversos contextos de mobilidade, bem como, as influências externas ao indivíduo, decorrentes da sua interação com outros indivíduos/elementos do sistema de mobilidade, da cultura, das condições sociais, da tipologia das infraestruturas e das condições e características do modo de mobilidade.


Qualquer cenário que implique mobilidade implica ter em consideração o operador (condutor, piloto, maquinista), o meio de transporte, as infraestruturas, bem como as condições em que ocorrem em termos físicos (incluindo ambientais e atmosféricos) e sociais.

Sendo um sistema que se influencia mutuamente importa, para a Psicologia do Tráfego, assumir uma perspetiva holística, onde se consideram todas as influências das várias partes integrantes do sistema.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece a pós-graduação em Psicologia do Tráfego que foi desenvolvido para a conceituação, implementação e análise de resultados de cada um. O curso dura apenas 16 meses, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Clique aqui e se inscreva.

Comments


WhatsApp.svg.webp
bottom of page