Como funciona uma avaliação psicológica?

Fonte: Canva

A avaliação psicológica é um processo importante e criterioso que visa avaliar diversos aspectos do indivíduo, como suas habilidades cognitivas, comportamentais e emocionais. Esse processo é comumente utilizado em processos seletivos, concursos públicos, avaliação de crianças com dificuldades de aprendizagem, entre outras situações.

A avaliação psicológica é realizada por um psicólogo capacitado e consiste em duas etapas principais: a entrevista psicológica e a aplicação de testes. Na entrevista, o psicólogo coleta dados sobre a história de vida do indivíduo, sua personalidade, suas experiências profissionais e acadêmicas, entre outras informações relevantes. Essa etapa também é importante para estabelecer uma relação de confiança entre o psicólogo e o avaliado, o que favorece a realização dos testes.

Na segunda etapa, o psicólogo aplica testes psicológicos padronizados que avaliam diferentes habilidades, como inteligência, personalidade, aptidão para determinadas áreas, entre outras. Esses testes são escolhidos de acordo com o objetivo da avaliação e a necessidade de avaliação de cada indivíduo.

Os resultados obtidos na avaliação psicológica são interpretados pelo psicólogo e geram um laudo que contém informações importantes sobre o indivíduo avaliado. Esse laudo é confidencial e só pode ser compartilhado com autorização do avaliado.

Nossa pós-graduação em Avaliações Psicológicas tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem na área de avaliação psicológica, fornecendo conhecimentos teóricos e práticos sobre técnicas e ferramentas de avaliação. Essa formação é importante para profissionais que desejam atuar em processos seletivos, avaliação de crianças com dificuldades de aprendizagem, concursos públicos, entre outras áreas que exigem avaliações psicológicas criteriosas e bem elaboradas.

Se você se interessa pela área de avaliação psicológica e deseja se capacitar para atuar nesse campo, nossa pós-graduação pode ser uma ótima opção de formação. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!