top of page

Qual a diferença de avaliação psicológica e teste psicológico?


Foto: Reprodução

A avaliação psicológica e o teste psicológico são duas técnicas utilizadas na psicologia para compreender e avaliar aspectos da personalidade, comportamento e habilidades cognitivas de uma pessoa. Embora possam parecer semelhantes, existem algumas diferenças importantes entre as duas.


A avaliação psicológica é um processo mais amplo que envolve a coleta de informações sobre a pessoa a partir de várias fontes, incluindo entrevistas, questionários, observações e, em alguns casos, testes psicológicos. O objetivo da avaliação psicológica é compreender o funcionamento geral da pessoa, identificar seus pontos fortes e fracos e, em alguns casos, identificar possíveis problemas de saúde mental ou comportamentais.


Por outro lado, o teste psicológico é uma técnica específica de avaliação que se concentra em medir uma habilidade ou característica específica, como a inteligência, a personalidade ou as habilidades cognitivas. Os testes psicológicos são projetados para fornecer uma medição objetiva e padronizada dessas habilidades ou características, geralmente através da aplicação de perguntas padronizadas e tarefas estruturadas.


É fundamental que os profissionais de psicologia utilizem as terminologias apropriadas para garantir uma prática ética e eficaz.


Ofertamos a Especialização em Avaliação Psicológica com o objetivo de oferecer ao Psicólogo uma capacitação técnica, teórico, prática e atualizada acerca dos testes de Avaliação Psicológica e complementada pelas Master Class que trazem temas relevantes do cenário contemporâneo.


Se você é um profissional com formação superior em Psicologia e deseja munir-se cada vez mais de conhecimentos técnicos e práticos para atender as demandas da sociedade, pautando seu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético, esse é o curso ideal para você. Clique aqui e saiba mais sobre o curso.

Σχόλια


WhatsApp.svg.webp
bottom of page