Gestão do Agronegócio: campo de atuação, carreira e salário

Muito além de conhecer técnicas de plantio, o negócio rural demanda uma boa gestão para usar, da melhor forma, recursos, equipamentos e pessoas. A gestão do agronegócio é responsável por dar uma visão estratégica dos negócios e propor decisões eficientes, de modo a melhorar o posicionamento da empresa no mercado.

A atividade é cada vez mais importante, uma vez que é uma necessidade agregar mais valor ao negócio para manter a competitividade no mercado. Além disso, uma gestão estratégica do agronegócio proporciona mudanças consideráveis nos resultados das empresas, otimizando tempo e investimento e aumentando o lucro.

Sendo uma carreira muito versátil, o gestor do agronegócio pode atuar em diferentes campos: empresas comerciais, agroindústrias, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, revenda e consultoria, além de trabalhar no campo, ao lado dos donos de grandes fazendas.

A remuneração do gestor na área do agronegócio varia de acordo com o porte da empresa na qual o profissional está inserido, bem como o grau de experiência na área. De acordo com o site Educa+ Brasil, um profissional em início de carreira, dentro de uma empresa de grande porte, ganha entre R$ 2.033,00 e R$ 2.338,00.

Já quem tem um nível de experiência mais elevado, ganha na faixa de R$3556,00. Porém, é possível ganhar mais. Uma recente reportagem da revista Você RH, mostrou que em alguns cargos estratégicos de gestão dentro de empresas do agronegócio é possível ganhar mais de 20 mil reais.

E a área segue com aumento de contratações. A consultoria Michael Page, referência em recrutamento de executivos de grandes empresas, revela que em 2020 houve um crescimento de 30% na contratação de gestores na área do agronegócio.

Essa informação só confirma o crescimento do agronegócio e a necessidade de profissionais capacitados para atuarem no planejamento e ações que possam levar a produção aos melhores resultados.

A Faculdade de Gestão e Inovação oferece a graduação em Gestão do Agronegócio com o objetivo de formar, em 3 anos de curso, profissionais para o desafio de transformar, gerar resultados em vendas e descobrir novas formas de empreendedorismo e liderança no agronegócio.

Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação na sua empresa. Seja um dos líderes do mercado agro! Clique aqui e se inscreva. Profa. Ma. SILVIANY DA SILVA COUTINHO GUIMARÃES