top of page

Conheça os 7 tipos de testes para avaliações psicológicas

Segundo o Conselho Regional de Psicologia, a avaliação psicológica é compreendida como um amplo processo de investigação, no qual se conhece o avaliado e sua demanda, com o intuito de programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo.


Mais especialmente, a avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica. Você conhece os 7 tipos de testes para as avaliações psicológicas? Vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Fique com a gente.


Inventário de Administração de Tempo (ADT)

No Inventário ADT, a finalidade é fazer uma análise sobre a forma como as pessoas administram o seu tempo durante o trabalho, tal como o nome sugere. O teste deve ser aplicado por profissionais que tenham experiência em inventários desse gênero, pois, as quase 100 questões relacionadas ao assunto levam a um diagnóstico sobre o desperdício de tempo.


Palográfico

O palográfico consiste no ato de o candidato traçar linhas paralelas em uma folha de papel em branco.O espaçamento, tamanho, a direção dos traços e outras características revelam aspectos da personalidade do indivíduo. Os elementos que costumam ser avaliados são: produtividade, agressividade, iniciativa e ritmo de trabalho. De fácil aplicação, a sua avaliação deve ser realizada por um profissional experiente.


Teste de Raciocínio Lógico

O objetivo da avaliação é investigar aspectos sobre o raciocínio lógico, por isso, também é utilizado em avaliações psicológicas no trânsito, como no caso daqueles que estão tirando a Carteira Nacional de Habilitação pela primeira vez, renovando o documento ou mudando de categoria.


Teste Não Verbal de Inteligência (G-36)

O G-36 é uma avaliação que pode ser aplicada tanto nos processos de recrutamento e seleção, como durante a rotina normal da empresa para medir o que as novas experiências vividas pelo indivíduo modificaram em seu comportamento. A proposta desse teste é observar as habilidades intelectuais das pessoas, excluindo as manifestações verbais.


Questionário de Avaliação Psicológica (QUATI)

O Questionário de Avaliação Psicológica (QUATI) examina a personalidade do candidato utilizando situações previamente determinadas para que possa ser verificada a postura do indivíduo mediante o contexto escolhido pela empresa. A ferramenta investigativa costuma avaliar: aptidão, afinidade, interesse, comportamento individual, características cognitivas, atitudes conscientes e funções inconscientes.


Teste Wartegg

O Teste de Wartegg é um método de investigação da personalidade realizado por meio de desenhos. Nas entrevistas seletivas de emprego, é comum que os avaliadores deem um tema para os candidatos desenvolverem suas produções individualmente.


Escala Beck

A Escala Beck é uma avaliação um pouco mais séria, pois, ao mesmo tempo em que verifica o nível de ansiedade, também expõe se o candidato tem alguma tendência suicida. Sua aplicação geralmente é feita em clínicas ou com especialistas em acompanhamento pessoal, fundamental para empresas que verificam algum comportamento preocupante em um ou mais colaboradores.


Este e outros assuntos são abordados em sala de aula na Faculdade de Gestão e Inovação, FGI, que oferece a pós-graduação em Avaliações Psicológicas, com o objetivo de fornecer ao psicólogo uma capacitação técnica, teórica, prática e atualizada acerca dos testes de Avaliação Psicológica.


O curso dura 1 ano e 6 meses, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Se você quer se preparar para ser um profissional renomado em uma das áreas mais promissoras do país, acesse aqui e entre em contato com a gente!

Comments


WhatsApp.svg.webp
bottom of page