top of page

Tudo o que você precisa saber antes de cursar Ciências Contábeis


Entender em qual curso você está adentrando é essencial para que suas expectativas sejam supridas e o curso concluído. Por isso, nada melhor do que pesquisar sobre as graduações antes de se matricular. No texto de hoje, vamos facilitar a sua vida e contar tudo aquilo que você precisa saber antes de cursar Ciências Contábeis. Fique com a gente.


Nas primeiras fases do curso, o estudante tem contato com conceitos gerais da Matemática, Ciências Sociais e Teorias da Administração. Após essa introdução básica, passa a estudar conteúdos específicos da prática profissional, como Contabilidade Tributária, Orçamento Público, Perícia, Custos, Controladoria, Arbitragem e Administração Financeira.


Algumas faculdades, além de apresentarem carga horária extensa em disciplinas da área de exatas, também têm um viés mais humano. Sendo assim, abordam conteúdos de Filosofia e Ética e de Psicologia e Sociologia. As matérias e a ênfase sempre variam de um curso para outro, portanto, cabe ao estudante analisar a grade curricular de cada instituição.


Por isso, não se assuste se no primeiro ano de Ciências Contábeis você não adentrar em matérias muito específicas, o normal é começar pelas disciplinas introdutórias, tais como: matemática financeira, administração, economia, contabilidade básica, dentre outras.


Além disso, algumas faculdades de Ciências Contábeis proporcionam uma vivência mais prática das rotinas operacionais. Por meio dessas atividades, as turmas conseguem ter noção de como é o dia a dia profissional dentro dos escritórios de contabilidade e nas empresas de pequeno e grande porte. É o que acontece na FGI, por exemplo, que utiliza os Jogos de Gestão para aproximar os estudantes da rotina prática de um contador.


Uma outra parte interessante de saber é a área de atuação do contador, aquele que se formará em Ciências Contábeis. Dito isso, as principais formas de atuação são contabilidade gerencial, controladoria, auditoria, perícia contábil, consultoria financeira, gestão, órgãos públicos, educação, ensino e negócios próprios. Ou seja, o campo de atuação é vasto.


A FGI oferece a Graduação em Ciências Contábeis que, durante os 4 anos, leva em consideração todas as inovações educacionais e da carreira do futuro profissional em contabilidade.​​ O programa é voltado para profissionais e futuros profissionais que têm como desafio trabalhar a contabilidade nas suas diversas especificações, tais como: planejamento contábil comercial, industrial, rural, bancário e público; auditoria e análise contábil. Clique aqui e saiba mais.


WhatsApp.svg.webp
bottom of page