top of page

Quem pode participar do mercado de capitais?

O mercado de capitais é um segmento do sistema financeiro responsável por intermediar negociações entre quem precisa captar recursos para financiar projetos e quem deseja investir. Na prática, o mercado de capitais estimula as pessoas a investirem em busca de bons retornos e também facilita a captação de recursos pelas empresas.


Ou seja, o mercado de capitais é uma das partes da estrutura financeira do Brasil e a sua principal função é ligar as instituições poupadoras – que têm dinheiro para investir e buscam rentabilizá-lo – com as instituições tomadoras – que buscam dinheiro e estão dispostas a rentabilizá-lo. É por meio dele que os ativos são negociados, onde são realizadas compras e vendas dos valores mobiliários.


No mercado de capitais acontece a negociação dos mais diversos ativos financeiros. Entre eles, podemos citar os títulos de dívida – como debêntures e letras financeiras – ações, moedas, commodities e derivativos. O mercado é composto basicamente por poupadores e tomadores de recursos.


Como exemplo de poupadores de recursos, temos investidores pessoa física, fundos de pensão, seguradoras e qualquer outra instituição que gere dinheiro além das suas necessidades imediatas. Entre os tomadores de recursos, temos como exemplo governos, empresas, pessoas físicas ou qualquer outra instituição que precise de dinheiro para pagar suas despesas ou realizar investimentos de capital.


O mercado de capitais permite que os tomadores tenham acesso aos recursos que necessitam, remunerando assim o capital dos poupadores. A estrutura do mercado de capitais – composta pelas bolsas de valores, corretoras e diversas instituições financeiras autorizadas – é utilizada para canalizar esses recursos.


Qualquer pessoa pode investir na Bolsa, a partir de qualquer quantia. Mas é importante entender que colocar seu dinheiro em ações e outros produtos financeiros comercializados na Bolsa de Valores vem com seus riscos. Ou seja, é muito importante que as pessoas tenham informações confiáveis para fazer isso da melhor maneira possível. Afinal, investir bem pode mudar o futuro das pessoas.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Banking e Mercado de Capitais com o objetivo de especializar os alunos em gestão bancária e mercado de capitais. O curso tem duração de apenas 1 ano, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Se você quer se preparar para ser um profissional renomado em uma das áreas mais promissoras do país, acesse aqui e se inscreva!

WhatsApp.svg.webp
bottom of page