top of page

Qual o objetivo da contabilidade e sua importância para as empresas


A contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica, segundo o Congresso Brasileiro de Contabilidade.


O principal objetivo da contabilidade é oferecer informações sólidas e confiáveis do quadro financeiro da empresa através de relatórios contábeis, que são utilizados, por exemplo, para a confecção dos balanços patrimoniais.


Esses dados e informações não só garantem que as empresas tenham controle da sua vida financeira com o equilíbrio entre o que deve ser pago e os lucros. As informações geradas pelas práticas e relatórios contábeis são primordiais para traçar estratégias, estabelecer metas e projeções de crescimento, que fazem diferença tanto no dia a dia da empresa quanto na lucratividade ao longo do ano.


Por exemplo, toda empresa sabe da importância do estoque. Um estoque mal gerenciado pode prejudicar toda a cadeia produtiva, gerar tensões entre as empresas e seus fornecedores e aumentar custos. Para evitar esses problemas, o estoque deve ser feito tendo em mente ao menos o equilíbrio entre a demanda, os gastos de manutenção, o tempo de produção e a saída no mercado.


Neste cenário, a contabilidade também tem a sua importância para as empresas. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 60% das empresas fecham com menos de cinco anos de atividade. Isso acontece por dois motivos principais: falta de planejamento e ausência ou ineficácia da gestão financeira. Somente por essa estatística já é possível observar a importância da contabilidade para a gestão saudável de uma empresa.


A contabilidade para empresas vai apresentar aos gestores todos os valores de seus custos, despesas, receitas, lucratividades, ativos e passivos. Por englobar tantos números importantes para o bom funcionamento de uma organização, ela é essencial para auxiliar em passos que contribuem para a sua ascensão.


Aliás, é preciso ressaltar que, as maiorias das análises feitas pela equipe de especialistas contábeis são técnicas, o que dificulta o entendimento dos gestores, nesse caso a contabilidade tem um papel fundamental: auxiliar a alta direção no entendimento e no rumo do processo decisório.


A partir das informações coletadas, a contabilidade assume um papel impactante na rotina empresarial: desmistificar as burocracias e adentrar um contexto gerencial. Após a compreensão desses dados, o especialista contábil repassa ao empresário, em linguagem acessível, como esses elementos influenciam no negócio.


A FGI oferece a Graduação em Ciências Contábeis que, durante os 4 anos, leva em consideração todas as inovações educacionais e da carreira do futuro profissional em contabilidade.​​


O programa é voltado para profissionais e futuros profissionais que têm como desafio trabalhar a contabilidade nas suas diversas especificações, tais como: planejamento contábil comercial, industrial, rural, bancário e público, auditoria e análise contábil. Clique aqui e saiba mais.

Comments


WhatsApp.svg.webp
bottom of page