Para quem trabalha com serviços financeiros, ter as habilidades fundamentais de vendas auxilia muito, porque permite entender as reais necessidades do seu cliente e ofertar o seu melhor produto para atender as exigências.
Oferecer produtos bancários aos seus clientes já é uma solução e tanto para cada um deles, certo? Acontece que para optar por fechar negócio com você, o cliente precisa sentir que está fazendo mesmo um bom negócio, precisa acreditar que aquela decisão será importante e segura para a vida dele. No texto de hoje, vamos dar dicas de como vender os produtos bancários.
Descubra o Perfil do Cliente
Quando você está ouvindo com atenção, além de descobrir o que seu cliente precisa, você consegue fazer uma leitura do perfil dele. Se ele já for seu cliente, como em um banco, é nesse momento que você consulta sua ficha e também verifica os produtos financeiros disponíveis à sua conta. Veja se seu cliente é ansioso, preocupado ou mesmo inseguro e trabalhe para corrigir essas características, ganhando confiança e aumentando as chances da venda!
Ouça com Atenção
Quando seu cliente fala, ele mostra todas as necessidades e problemas que precisam ser compreendidos e atendidos. Se você ouvir com atenção, vai descobrir tudo o que precisa para ofertar os melhores serviços financeiros disponíveis em sua carteira e fechar a venda com mais facilidade.
Conheça os produtos do banco
Cartões, investimentos, seguros de vida, empréstimos e muito mais. Atualmente há uma infinidade de produtos bancários. Você deve conhecer cada um para ofertá-los em um momento oportuno. Imagine que você está oferecendo um serviço ou produto, e em seguida o cliente pergunta sobre alguma taxa ou novo investimento e você não souber responder? A sua credibilidade diminui e portanto, as chances de venda também. Por isso, é fundamental entender os produtos ofertados pelo banco.
Oferte os Serviços Financeiros Corretos
Apresente o produto como a solução para seus problemas, transmitindo segurança e explicando como funciona. Apresente também os benefícios dos seus produtos financeiros, sempre focando na solução do problema do seu cliente e mostrando que essa é a sua melhor opção. Entenda a real necessidade dele e faça uma oferta focada no cliente. Ele vai notar seu interesse em solucionar o problema e vai valorizar isso!
Vença as Objeções
É natural que seus clientes façam objeções. Para lidar com elas, basta explicar novamente os produtos financeiros que ofertou, reforçando as características e os benefícios com foco na resolução do seu principal problema. Nessa etapa da negociação, o cliente pode deixar de lado seu problema principal para negociar a taxa ou as condições.
É importante você ter habilidade para sempre reforçar que seus produtos financeiros irão ajudá-lo no problema, fugindo da objeção de preço e fortalecendo o vínculo de relacionamento.
Este e muitos outros assuntos são abordados de forma aprofundada no MBA Banking e Mercado de Capitais, que tem o objetivo de especializar os alunos em gestão bancária e mercado de capitais. O curso tem duração de apenas 1 ano, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Se você quer se preparar para ser um profissional renomado em uma das áreas mais promissoras do país, acesse aqui e se inscreva!
Comments