top of page

O que é necessário para ser um psicólogo do tráfego?


Em resposta aos constantes questionamentos encaminhados por psicólogas, psicólogos e pela comunidade em geral com relação aos critérios exigidos para credenciamento de psicólogos (as) peritos examinadores de trânsito, o Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região informa que:


Os critérios para credenciamento de psicólogos (as) peritos examinadores de trânsito foram definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da Resolução nº 267 (15/02/2008), mais especificamente em seu artigo 18º (alterado pela Resolução nº 283 do Contran, de 01 de julho de 2008).


Os critérios são: a) o psicólogo deve estar regularmente inscrito junto ao respectivo CRP; b) o psicólogo deve ter o título de Especialista em Psicologia do Trânsito reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia ou ter concluído com aproveitamento o curso “Capacitação para Psicólogo Perito Examinador de Trânsito” de 180h/aula, conforme determinado pela Resolução 267/2008 do Contran.


A partir de 15 de fevereiro de 2013 somente serão credenciados como psicólogos peritos examinadores de trânsito aqueles que tiverem o título de Especialista em Psicologia do Trânsito reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia, ou seja, a partir dessa data os psicólogos e psicólogas que tiverem concluído apenas os cursos de “Capacitação para Psicólogo Perito Examinador de Trânsito” de 180h/aula e não possuírem o título de Especialista citado acima não poderão ser credenciados junto aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran’s).


Para obter o título de Especialista em Psicologia do Trânsito reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia a orientação está disponível na Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nº 13/2007. Os cursos de psicologia do trânsito reconhecidos pelo CFP estão relacionados no site do CFP, no ícone “Especialistas”.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece a pós-graduação em Psicologia do Tráfego que foi desenvolvido para a conceituação, implementação e análise de resultados de cada um. O curso dura apenas 16 meses, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Clique aqui e se inscreva.



Comments


WhatsApp.svg.webp
bottom of page