top of page

PSICOLOGIA DO TRÁFEGO: A ansiedade no trânsito!



Dirigir é uma parte necessária e conveniente da vida cotidiana, mas o tráfego de veículos, especialmente em engarrafamentos e longos trajetos, pode afetar a nossa vida de várias maneiras. Qualquer coisa que estimule o estresse pode levar à ansiedade, e todos sabemos que dirigir é estressante, existem pessoas que só de pensar em dirigir um carro sentem preocupação e pânico.


A ansiedade ao dirigir pode levar a comportamentos de bloqueio, como recusar-se a dirigir em determinados momentos ou até mesmo recusar-se a dirigir sempre, para qualquer lugar, a qualquer hora. E esse bloqueio é extremamente perigoso, ele pode tornar a ansiedade mais forte, pois fortalece a crença de que dirigir é perigoso e priva as pessoas da oportunidade de desafiar essa crença.

A ansiedade no trânsito pode ser desencadeada como resultado de um evento vivenciado negativamente que aconteceu no passado, por trauma relacionado à estrada, testemunhos de traumas ou ansiedade geral. Independentemente da causa, pode resultar em estresse significativo e interrupção da rotina diária.


Alguns dos sintomas da ansiedade no trânsito são: aumento de transpiração, taquicardia, irritabilidade, hiperventilação, problemas para se concentrar ao volante e tensão física ao dirigir. É importante estar atento a esses sintomas, pois quando negligenciados as consequências podem resultar em comportamentos de direção perigosos e predatórios, que podem ocasionar ferimentos graves.

Superar essa ansiedade requer a ajuda de um especialista capacitado. Existem várias maneiras de controlar a ansiedade e a Faculdade de Gestão e Inovação oferta a Pós-Graduação em Psicologia do Tráfego, que tem como missão formar profissionais altamente treinados para lidar com sucesso com esses distúrbios.


Os ingressantes da pós em Psicologia do Tráfego terão a oportunidade de aprender no módulo 3 sobre a ansiedade e aprender estratégias valiosas, esse módulo foi desenvolvido com o intuito de capacitar os alunos para serem profissionais habilitados para auxiliar no tratamento dos pacientes com esse e outros tipos de ansiedades.

A nossa pós tem duração de 1 ano e 4 meses, é dividida em 14 módulos, o seu formato é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana com aulas ao vivo. É uma ótima oportunidade para quem tem a agenda apertada durante a semana.


Comentarios


WhatsApp.svg.webp
bottom of page