Jogos de Gestão: uma alternativa ao ensino tradicional nas faculdades

Uma alternativa ao ensino tradicional são os jogos de gestão. Eles garantem um melhor aprendizado e treinamento das habilidades por meio de uma metodologia de simulação que interage com situações definidas pelos participantes.

Utilizar jogos para treinamentos antes de enviar o profissional para o mundo real é um método que vem sendo implementado por muitas empresas. Por outro lado, o processo também serve para engajar e melhorar a performance dos colaboradores. A gamificação é, então, uma prática que incentiva o uso de colaboração, recompensas, feedbacks constantes e um sistema de ranking para engajar os participantes em um processo que reproduza as técnicas geralmente utilizadas em jogos, sejam eletrônicos ou não.

Esse tipo de ação visa buscar resultados qualitativos dos jogadores, sendo o objetivo do jogo estimular a capacidade já existente em cada participante. Seu intuito é de implementar e aprimorar o planejamento estratégico, incitar o pensamento criativo, permitir a observação de processos e melhorar o trabalho em grupo.

Seus desafios estimulam o aprendizado dos estudantes e permitem que eles vivenciem assuntos e cenários do ramo do agronegócio, capacitando-os para a realidade do mercado de trabalho. Os jogos de gestão oferecem uma nova perspectiva ao permitir que o aluno coloque em prática as teorias aprendidas em sala de aula. A prática de jogos no aprendizado possui três objetivos principais: treinamento, técnica e pesquisa.

No treinamento, o aluno tem a possibilidade de desenvolver nos alunos a capacidade de tomar decisões por meio de experiências e exercícios num ambiente fictício, tão semelhante quanto possível à situação real, na qual desafios terão que ser verdadeiramente enfrentados. Já nas técnicas, é possível aprender métodos de administração de empresas de maneira simples e intuitiva por meio do cenário apresentado.

Por fim, o aluno consegue fazer uso do cenário criado pelo jogo para descobrir maneiras de resolver problemas empresariais; explicar e testar os elementos das teorias econômica e administrativa e fazer uma análise comportamental individual e grupal dos jogadores.

No módulo ‘Jogos de Gestão' do MBA Gestão Estratégica da Pecuária de Corte, o aluno descobre que, com os Jogos de Gestão, é possível se livrar do velho TCC e experimentar os conhecimentos recebidos em um ambiente de realidade simulada. Com duração de apenas 1 ano e meio, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.