Jogos de Gestão na Pecuária

Uma alternativa ao ensino tradicional são os jogos de gestão empresarial. Eles garantem um melhor aprendizado e treinamento das habilidades por meio de uma metodologia de simulação que interage com situações definidas pelos participantes.

Esse tipo de ação visa buscar resultados qualitativos dos jogadores, sendo o objetivo do jogo estimular a capacidade já existente em cada participante. Seu intuito é de implementar e aprimorar o planejamento estratégico, incitar o pensamento criativo, permitir a observação de processos e melhorar o trabalho em grupo.

Seus desafios estimulam o aprendizado dos estudantes e permitem que eles vivenciem assuntos e cenários do ramo empresarial, capacitando-os para a realidade do mercado de trabalho. Os jogos empresariais oferecem uma nova perspectiva ao permitir que o aluno coloque em prática as teorias aprendidas em sala de aula. A prática de jogos no aprendizado possui três objetivos principais: treinamento, técnica e pesquisa.

No treinamento, o aluno tem a possibilidade de desenvolver nos alunos a capacidade de tomar decisões por meio de experiências e exercícios num ambiente fictício, tão semelhante quanto possível à situação real, na qual desafios terão que ser verdadeiramente enfrentados. Já nas técnicas, é possível aprender métodos de administração de empresas de maneira simples e intuitiva por meio do cenário apresentado.

Por fim, o aluno consegue fazer uso do cenário criado pelo jogo para descobrir maneiras de resolver problemas empresariais; explicar e testar os elementos das teorias econômica e administrativa e fazer uma análise comportamental individual e grupal dos jogadores.

No módulo ‘Aspectos Biológicos e Saúde Nutricional em Bovinos' do MBA Gestão Estratégica da Pecuária de Corte, o aluno entra em contato com os Jogos de Gestão e deixa para trás o velho TCC, além de experimentar os conhecimentos recebidos em um ambiente de realidade simulada. Com duração de apenas 1 ano e meio, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.