top of page

Gestão de pessoas com foco em competências


Segundo o autor Chiavenato, a gestão de pessoas é um conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.


Portanto, está relacionada com a provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados. Os modelos de gestão estão baseados em resultados, valores e competências. No texto de hoje, vamos falar melhor sobre a gestão de pessoas dando ênfase nas competências. Fique com a gente!


De forma geral, a gestão por competência é um modelo que valoriza as competências dos colaboradores. Por competência, entende-se conhecimentos, habilidades e atitudes que caracterizam as aptidões de uma pessoa para cumprir determinadas tarefas. Essas competências podem variar entre os diferentes níveis hierárquicos nas empresas e nos setores profissionais.


No ramo do agronegócio, as competências mais valorizadas são: boa capacidade de comunicação (falar bem e identificar corretamente a mensagem), visão sistêmica (enxergar o negócio de forma completa, 360º), proatividade (antever a situações futuras evitando perdas e desperdícios, otimizando resultados), bom relacionamento entre gestores e subordinados e empatia (tirar o máximo de resultado da equipe sem que a pressão gere problemas pessoais).


Além disso, algumas outras competências são primordiais, tais como: resiliência (transformar desafios em motivação), capacidade analítica e estratégica (extrair as informações mais importantes e tomar decisões assertivas), feedback (contribuir para a melhoria da motivação da equipe, bem como para que os erros não se repitam), liderança (direcionamento constante para atingir os resultados desejados) e inteligência emocional (conhecer e gerenciar os seus sentimentos e os dos outros ao seu redor).


No módulo ‘Gestão de pessoas com foco em competências’ do MBA Gestão Estratégica do Agronegócio, o estudante aprende a gerir e liderar equipes, e fazer com que seu time aumente a produção e os resultados. Com duração de apenas 1 ano e meio, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, oferecendo experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page