top of page

Controladoria e Indicadores Financeiros


Ter um controle orçamentário e administrativo de uma empresa é essencial, e o profissional que cuida desse segmento é o contador. O papel da controladoria é gerenciar a empresa, do ponto de vista contábil e administrativo, incluindo tanto a organização das ações, quanto o seu acompanhamento. Para ter acesso a estes dados, é necessário o monitoramento recorrente dos indicadores financeiros.


Os indicadores financeiros são métricas que fornecem informações auxiliares à análise da performance organizacional. Eles são oriundos de dados obtidos nos demonstrativos de resultados do negócio e são fundamentais para a tomada de decisão. De forma simples, existem para passar ao gestor todas as informações que ele precisa saber para conduzir o negócio de maneira eficiente.


Ou seja, eles revelam se o empreendedor está no caminho do crescimento e do lucro ou se precisa rever a trajetória do seu negócio. Eles mostram os valores de faturamento e lucro, qual foi impacto dos custos, quais investimentos são mais rentáveis, e vários outros resultados que guiam sua gestão financeira. Quando acompanhados de perto, trazem um diagnóstico completo da saúde financeira da empresa e ajudam você a tomar decisões mais certeiras.


De maneira geral, os indicadores financeiros são divididos em estratégicos e operacionais e em quatro grandes grupos, de acordo com a origem das informações e também do objetivo da análise. As principais métricas são: indicadores de rentabilidade, indicadores de estrutura de capital, indicadores de liquidez e indicadores de atividades.


No módulo ‘Controladoria e Indicadores Financeiros’ do MBA Contabilidade, Auditoria e Perícia do Agronegócio, o aluno aprende como os indicadores financeiros de uma empresa podem ser usados de parâmetros para análise de performance organizacional e nas tomadas de decisão. Com duração de menos de 1 ano e meio, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo. Ficou interessado(a)? Clique aqui e conheça o futuro do mercado bancário. Profa. Ma. ANDREIA MARIA DE MIRANDA

WhatsApp.svg.webp
bottom of page