Contabilidade Gerencial com ênfase em balanço e DREs

A figura do contador vem se desenvolvendo e se destacando cada vez mais junto às empresas, principalmente naquelas presentes no ramo do agronegócio. Nesse cenário, uma das áreas de maior relevância é a contabilidade gerencial, que tem se apresentado como um diferencial para que uma empresa conquiste mais espaço no mercado.

A contabilidade gerencial é, então, um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, como a contabilidade financeira, a de custos e a análise das demonstrações contábeis, que, quando combinados, fornecem informações valiosas para o processo de tomada de decisão nas empresas.

No contexto do agronegócio, geralmente há uma ênfase maior em balanço e DREs. O balanço patrimonial é um documento que serve de balança entre os ativos e passivos da empresa. Dessa forma, os bens e direitos (ativos) e as obrigações (passivos) devem estar em perfeita harmonia para garantir o bom funcionamento do negócio. Esse equilíbrio entre os recursos que entram e que saem só fica claro por meio do balanço patrimonial.

Por outro lado, o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício), é um documento que traz todos os dados sobre movimentações realizadas dentro da empresa em um período determinado. No DRE, são apresentados resultados operacionais e não operacionais do negócio. Ambos, juntos, dão a estrutura necessária para que uma empresa possa se desenvolver dentro dos parâmetros estabelecidos, possibilitando equilíbrio no que entra e no que sai.

No módulo ‘Contabilidade Gerencial com ênfase em balanço e DREs’ do MBA Contabilidade, Auditoria e Perícia do Agronegócio, o estudante aprende a utilizar a contabilidade como ferramenta de gestão de negócios para tornar uma empresa mais eficiente e gerar mais resultados. Com duração de menos de 1 ano e meio, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo. Profa. Ma. ANDREIA MARIA DE MIRANDA