A dinâmica de grupo pode ser uma boa alternativa para a sua empresa, podendo ser executada em diferentes momentos, seja no recrutamento ou em algum treinamento interno. Através dela, você pode extrair ideias ou promover o envolvimento dos funcionários.
Também por meio da dinâmica de grupo, a sua empresa pode aprimorar a criatividade dos funcionários, aumentar o engajamento, a motivação, e ainda melhorar o clima organizacional e as práticas de gestão de pessoas. Mas como fazer uma dinâmica de grupo inesquecível? No texto de hoje, vamos dar algumas dicas. Fique com a gente.
Conheça os participantes
Antes de começar com exemplos de dinâmicas de grupo, é importante fazer com que os candidatos se apresentem para as outras pessoas. Não precisa ser nada muito elaborado, porém a dica é: que eles falem um pouco tanto da vida profissional quanto da pessoal. Conforme a interação dos candidatos se desenvolve, já é possível perceber como cada um se comporta em grupo.
Personalize as dinâmicas para cada grupo
Após a etapa das apresentações, é hora de fazer as dinâmicas específicas para os grupos, de acordo com o perfil da vaga ou com o objetivo das atividades. Essas dinâmicas de grupo podem ser realizadas dividindo a turma em grupos a partir de um sorteio, por exemplo.
Essa é uma excelente oportunidade para avaliar quem demonstra os melhores argumentos, tem espírito de equipe e liderança e contribui para identificar aqueles que sentem dificuldade de se expressar por serem tímidos ou pouco flexíveis.
Trabalhe com dinâmicas que envolvam criatividade
Incentivar trabalhos em equipe que sejam manuais com montagens, recortes e desenhos é uma maneira de promover o engajamento e a criatividade dos participantes da dinâmica. Procure não usar muitos elementos para otimizar o tempo, já que as dinâmicas de grupo sempre rendem mais que o proposto inicialmente.
Mesmo que os participantes estejam voltados à atividade proposta, você deve se atentar para questões de identificação de aspectos como hiperatividade e dificuldade de concentração.
Neste cenário de conhecimento, a FGI se posiciona no mercado como a instituição que acompanha as transformações e as leva para a vida de seus alunos, entregando vantagem competitiva e um futuro promissor para os estudantes. Sendo assim, os profissionais que têm como desafio gerir e desenvolver equipes e pessoas, além de descobrir novas formas de inovação nas organizações, podem se atualizar no MBA Gente e Gestão. Para saber mais, clique aqui.
Kommentare