top of page

5 dicas para ser um excelente gestor de pessoas


Gestores fortes conseguem extrair alta produtividade de suas equipes e também poupam a equipe executiva de muitas das operações cotidianas para que os dirigentes possam se concentrar em questões táticas. Mas o que é preciso fazer para se tornar um excelente gestor de pessoas? No texto de hoje, vamos dar 5 dicas. Continue com a gente.


1- Capacitação constante

O mundo contemporâneo é marcado pelo rápido desenvolvimento científico e por constantes atualizações de tecnologias e de conhecimentos. Em um cenário assim, ficar dois anos sem fazer cursos de capacitação ou sem obter certificados de qualificação extras pode significar um atraso considerável na carreira de um gestor, no que se refere à atualização mercadológica. Por isso, é essencial que o gestor esteja, a todo momento, se aprimorando.


2- Conheça bem sua equipe

Cada pessoa tem uma habilidade e uma personalidade. Alguns gostam de ser elogiados na frente dos outros, alguns preferem não chamar a atenção. Uns se sentem confortáveis falando em reuniões, enquanto uma parcela é mais tímida. Não desgaste a energia dessas pessoas com atividades e situações que eles não irão gostar. Faça com que estejam sempre a vontade e produzindo felizes.


3- Reuniões colaborativas

Não há dúvida de que o tempo é um ativo de grande importância para o dia a dia do gestor, por isso, ele deve ter meios para desburocratizar tarefas e otimizar a própria presença. Contudo, quando se trata de reuniões, vale a pena abrir espaço para que os colaboradores e os convidados em geral participem de modo a enriquecer o diálogo e buscar soluções mais efetivas e decisões acertadas.


4- Feedback

Talvez, uma das coisas mais importantes para um bom gestor de pessoas seja dar e receber feedback. Aprender com aquilo que pode descobrir a partir das visões de sua equipe e conseguir mostrar a eles opções para melhorarem seus desempenhos. Mas, mais importante, seja um exemplo disso, mostre o quanto você recebe bem esse feedback.


5- Proatividade

Para ser bem-sucedido em suas atividades, é essencial que o gestor possa contar com o apoio incondicional de sua equipe. Não existe forma melhor de obter esse suporte do que o gestor ser proativo com os seus colaboradores, atuando junto aos funcionários sempre que estes pedem auxílio ou quando ele próprio verifica a necessidade de contribuir mais efetivamente para a realização do trabalho.


Ao agir de forma proativa, antecipando-se na resolução de demandas ou respondendo prontamente às solicitações da sua equipe, o gestor fortalece o seu grupo de trabalho. Além disso, ganha cada vez mais confiança e a admiração dos seus colaboradores.


Comentários


WhatsApp.svg.webp
bottom of page