top of page

Saiba como é a rotina no confinamento de gado

Os bois gostam de rotina, por isso nada é tão importante no confinamento quanto a gestão dessa rotina. Basta passar alguns dias em uma operação de confinamento que facilmente você perceberá que a grande maioria das atividades acontecem, invariavelmente, todos os dias.


Nesse sentido, devemos sempre buscar a padronização da rotina, gerando hábitos diários nos envolvidos com a operação, o que refletirá no aperfeiçoamento da execução das tarefas, que passam a acontecer cada dia melhor, levando então aos resultados esperados.

Formular uma boa dieta, comprar ingredientes de qualidade a um preço competitivo, trabalhar com associação de aditivos, entre outros aspectos que muito se discute, são fatores diretamente relacionados ao resultado produtivo.


Porém, para que todo o resultado esperado seja alcançado, a gestão da rotina se torna fundamental na operação. Definir a estratégia nutricional é, então, somente o primeiro passo ao encontro do sucesso, posteriormente, é preciso garantir que o que foi formulado chegue ao cocho da mesma forma todos os dias e nas mesmas quantidades definidas no programa de formulação.


Ao avaliar os custos da operação, uma conclusão simplista destacaria a importância dos insumos da dieta, uma vez que, tirando o valor da reposição da conta, o desembolso com alimentação no confinamento representa mais da metade dos custos.


Os demais gastos seriam: sanidade, custos fixos, depreciação, mão de obra, entre outros. A luz amarela acende, quando enxergamos que o resultado esperado não será alcançado se a rotina do confinamento for uma bagunça.


Nesse caso, podemos afirmar que 80% dos resultados obtidos em uma operação são reflexos da rotina da operação e, apenas 20% se devem à dieta. O que chama atenção é que a falta de rotina, que representa pouco no desembolso da operação, pode comprometer todo resultado da dieta, que é o principal componente de custo da operação.


Fica evidente então que, no confinamento, os detalhes rotineiros farão a diferença. Ter uma equipe motivada e comprometida com o negócio, sem dúvida, facilitará também a padronização das atividades do dia a dia.

Visto a necessidade de acompanhamento da atividade, devemos ter o controle diário do que acontece no confinamento para poder avaliar a saúde da operação. A definição de um checklist de ações a serem feitas permite gerar rotina e bons hábitos na atividade, além de monitorar o que está sendo executado.


Este e outros temas relevantes são abordados no MBA Nutrição e Gestão de Confinamento oferecido pela FGI, que tem como objetivo trazer uma visão moderna e compreender todos os aspectos sobre nutrição e confinamento de gado de corte, preparando o profissional para a nova realidade da pecuária brasileira.


O curso é concluído em apenas 1 ano e 5 meses, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Ficou interessado(a)? Clique aqui e se inscreva.


Comments


WhatsApp.svg.webp
bottom of page