top of page

O que faz um especialista em agronegócio?


Foto: Freepik

Um especialista em agronegócio é um profissional que atua no planejamento, gestão e desenvolvimento das atividades agropecuárias. Ele é responsável por aplicar técnicas de administração e gestão empresarial no setor, buscando aumentar a produtividade, a eficiência e a rentabilidade do negócio, por meio de aplicação de técnicas de gestão, comercialização e de incorporação de novas tecnologias.


Hoje, a demanda por esses profissionais já existe e tende a crescer ainda mais. O agronegócio é um setor que envolve diversas atividades, desde a produção agrícola e pecuária até a comercialização dos produtos finais, passando por áreas como logística, marketing, gestão financeira e gestão de pessoas. O especialista em agronegócio tem a função de coordenar essas atividades e integrá-las de forma eficiente, visando maximizar os resultados do negócio.

Algumas das principais responsabilidades de um especialista em gestão do agronegócio incluem:

1. Identificar e avaliar tendências de mercado e demanda por produtos agropecuários;

2. Gerenciar os processos de produção, logística e distribuição de produtos agropecuários;

3. Desenvolver e implementar estratégias para maximizar a produtividade e reduzir os custos de produção;

4. Gerenciar equipes de trabalho e treinar colaboradores para garantir a qualidade dos produtos e serviços;

5. Gerenciar e controlar os fluxos de caixa, orçamentos e investimentos do negócio;

6. Fazer análises de risco e tomar decisões estratégicas para reduzir possíveis perdas ou prejuízos.


Todo avanço que compõe o setor produtivo mais moderno do mundo vem transformando a economia brasileira. Produzindo cada vez mais, o Agro brasileiro reduziu drasticamente o preço da alimentação, melhorando a saúde e qualidade de vida da população urbana, liberando seu poder de compra para bens produzidos pela indústria e pelo setor de serviços.

Apesar de tudo, há espaço e necessidade de ampliação da lucratividade.


Para se tornar um especialista em agronegócio, é necessário possuir formação superior na área. Se você quer se especializar no na área, a FGI possui a pós graduação certa para você. Nosso MBA de Gestão Estratégica do Agronegócio foi desenvolvido para dotar nossos alunos de competências essenciais para alavancar e gerir resultados em um agronegócio cada vez mais competitivo. Clique aqui e saiba mais sobre nosso o curso.


Comments


WhatsApp.svg.webp
bottom of page