top of page

O objetivo da contabilidade no Agronegócio


A contabilidade é tão necessária para as empresas que se estende por vários ramos, um deles é o do agronegócio. Sendo assim, a contabilidade rural está voltada aos setores rurais, aqueles que incluem os agrícolas, agropecuários, agroindustriais e zootécnicos. Mas qual é o objetivo da contabilidade no agronegócio? No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.


Segundo a Totvs, empresa de gestão agrícola, o objetivo da contabilidade rural é focar em direcionar e planejar as operações agrícolas e pecuárias, para que seja possível medir corretamente a performance financeira de cada atividade realizada na fazenda.

No dia a dia, na prática, uma contabilidade rural bem feita desempenha as tarefas de registro, interpretação e análise dos dados e movimentos que se relacionam com o patrimônio do empreendedor. Isso possibilita um melhor controle dos custos, e uma consequente gestão fiscal e tributária.


Com esse controle, as tomadas de decisões dentro da empresa sobre investimentos e corte de custos se tornam mais assertivas, permitindo que haja uma projeção no fluxo de caixa e um aprimoramento do planejamento financeiro conforme o tempo.


Desse modo, o objetivo da contabilidade no agronegócio é enxergar a realidade econômica da empresa e auxiliar o produtor rural a visualizar os pontos positivos e negativos de como ele despende esse dinheiro.


A contabilidade no agronegócio impede que decisões ruins sejam tomadas e permite que um planejamento sério seja feito para o futuro. Seguindo esses passos, o produtor rural consegue fazer a empresa crescer e atingir patamares que antes eram apenas sonhos.


Por isso, é de extrema importância que o agronegócio ande lado a lado com a contabilidade. Essa junção de áreas só tende a trazer frutos abundantes para o futuro, transformando toda a cadeia de produção da empresa e priorizando o que deve ser priorizado para um crescimento saudável e no tempo certo.


O MBA Contabilidade, Auditoria e Perícia do Agronegócio prepara o aluno para contabilizar, auditar e executar perícias em negócios do segmento Agro. Seus módulos unem conteúdos de contabilidade, controladoria, auditoria e perícia com gestão, marketing e empreendedorismo voltados ao agronegócio.


O curso tem duração de apenas 1 ano e meio, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Clique aqui e se inscreva.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page