top of page

Marketing para o agronegócio: 6 estratégias para aumentar os resultados


Com a popularização da Internet na parte rural do país, os produtores têm investido dinheiro também nas ações de marketing para alavancar suas empresas, já que a rede oferece boas oportunidades de ganhar dinheiro, ampliar mercados e colher informações valiosas.


Neste sentido, o Marketing Rural atua como um conjunto de ações desenvolvidas com o objetivo de evidenciar, divulgar e comercializar os produtos e os serviços entre e para todos os envolvidos na cadeia de valor do agronegócio — do produtor até o consumidor. Além disso, as estratégias visam a fixar uma imagem positiva das empresas do setor.


Diante do cenário competitivo atual, que exige mais agilidade e precisão nas tomadas de decisões, a conectividade é uma excelente ferramenta para encontrar parceiros e estabelecer novos negócios, além de acompanhar cotações, condições climáticas e notícias sobre o meio agro. Mas quais são as melhores estratégias de marketing para os produtores rurais?


Construir uma persona

A definição de uma persona como estratégia de marketing é importante por dois motivos: centrar as energias naqueles que efetivamente estão interessados no que tem para oferecer e consequentemente reduzir os custos em todo o processo de comunicação.


Criar conteúdo

A produção de conteúdo aproxima o cliente da marca e estabelece uma relação de troca. O consumidor recebe informação relevante e em troca, busca adquirir um produto ou uma marca que lhe ofereça conhecimento.


Utilizar SEO

O principal objetivo do SEO é garantir que uma página seja a mais relevante para uma determinada pesquisa do usuário. Dessa forma, uma estratégia de SEO deve buscar oferecer, sempre, a melhor resposta àquilo que foi, de certa forma, perguntado ao motor de busca.


Funil de vendas

O funil de vendas é uma estratégia de marketing que auxilia a acompanhar e conduzir o seu cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio. A compra não é um processo homogêneo, mas ocorre por etapas. Por isso, é importante guiar o seu cliente até o momento da compra.


Integrar os canais

A partir de uma mensagem direta e persuasiva para seu público, é necessário pensar onde veicular essa mensagem, para que ela atinja o alvo. Assim, é fundamental criar um plano de mídia que envolva os canais que seu público mais acessa, as mídias que ele confia e os locais onde ele frequenta e se informa.


Nesse mix, vale combinar mídia convencional, como revistas, jornais e canais de TV, com ações especiais, eventos, feiras e canais digitais, como sites, portais, redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, por exemplo, como estratégia.


Mensurar resultados e repensar metas

Assim como no agronegócio, a comunicação demanda sensibilidade e decisões certeiras, mesmo que tudo esteja planejado. A qualquer momento, o clima pode mudar e colocar a produção em jogo. Da mesma forma, o mercado pode sofrer alguma alteração e toda a proposta de marketing deve ser repensada.


Por isso, fique de olho nos resultados de cada ação. Avalie o que deu certo e repense o que pode melhorar para ir refinando cada detalhe a fim de obter a melhor performance da comunicação.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Marketing no Agronegócio que foi desenvolvido para dotar seus alunos de competências essenciais para alavancar e gerir resultados em um agronegócio cada vez mais digital e competitivo.


O curso dura apenas 1 ano e 2 meses, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Clique aqui e se inscreva.

Hozzászólások


WhatsApp.svg.webp
bottom of page