Liderança e transformação digital no Brasil

A transformação digital nas empresas é um processo em que as companhias, dos mais diversos portes e dos mais variados segmentos de atuação, empregam a tecnologia com o intuito de aprimorar o seu desempenho e, com isso, alcançar resultados melhores. Ou seja, esse conceito está diretamente relacionado a uma mudança estrutural a ser implementada nas corporações.

Afinal, é a partir disso que a tecnologia passa a ocupar uma “posição estratégica” e central, não mais representando um elemento superficial no âmbito institucional. No entanto, fato é que tal transição não somente demanda tempo, mas também requer o emprego de recursos. Sendo assim, por mais desafios que o processo envolva, é fundamental trilhar a jornada rumo à transformação digital tendo uma liderança à frente do processo.

Para garantir o sucesso e a saúde financeira de uma empresa, já não basta que os líderes tenham as atribuições antes caracterizadas como diferencial, como engajar a equipe em busca de um objetivo, dar o exemplo e conduzir um setor, mostrar visão e propósito etc. A liderança alinhada à transformação digital tornou- se um fator indispensável para o universo corporativo atual.

Não que as antigas competências tenham se extinguido, mas já não são suficientes. Liderança na transformação digital é fazer com que os líderes dominem os diferentes recursos tecnológicos e tenham uma visão de inovação para otimizar os processos internos e externos de um negócio, e saibam transmitir isso para os colaboradores.

Com isso, os líderes têm uma expressiva relevância quando o assunto envolve a transformação digital nas empresas, devendo assumir o papel de responsáveis pela adequação da governança corporativa como um todo. O intuito, nesse caso, é torná-la capaz de não apenas absorver as inovações, mas também de refleti-las no cotidiano do quadro de pessoal.

Este e outros temas que precisam ser abordados e aprofundados, você encontra no MBA Liderança e Excelência Humana na FGI. No curso, o aluno aprende sobre o pensamento sistêmico nas organizações e como a conexão entre todas as partes envolvidas de uma empresa desenvolvem um planejamento estratégico.

Com duração de 17 meses, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.