Investimentos de fundos ativos e passivos

O conceito de investimento é bastante amplo. Mas, de forma geral, podemos dizer que é “plantar agora para depois colher”. Ao investir, o indivíduo aplica uma quantidade de dinheiro agora para, posteriormente, ter um retorno de capital maior do que aplicou. Portanto, todo investimento tem como objetivo o lucro. Dentro destes investimentos, estão os fundos ativos e passivos. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.

O investimento de fundo ativo necessita de uma abordagem mais prática que exige a atuação do investidor, já que o investimento será realizado em ativos. O principal objetivo de um investimento ativo é a superação do retorno médio das ações para aproveitar ao máximo as flutuações que ocorrem no preço, isso em curto prazo.

Esse processo necessita de uma análise bem aprofundada bem como a especialização necessária para identificar o momento correto de comprar uma ação e também qual o melhor momento para sair.

Já no investimento de fundo passivo, o investimento é realizado em longo prazo, onde toda compra e venda que é realizada dentro do seu portfólio possuem limitações, fazendo com que essa forma seja a mais econômica, no que se refere a investimentos, por isso também ele é o mais popular.

O objetivo central de um investimento passivo é conseguir a redução dos custos, como DOC/TED, taxas relacionadas à corretagem, entre outros, pois não se faz necessário no processo de compra e venda de diversos ativos.

Diferente do investimento ativo, o passivo precisa ter um mente que toda compra deve ser mantida por um tempo determinado. Para isso, é preciso resistir a qualquer tentação de reação ou antecipação do próximo passo do mercado de ações, as flutuações de preço nesse caso não são aproveitadas.

Sendo assim, o fundo passivo é um fundo de investimento que aplica seus recursos em índices de investimento ao invés de montar uma carteira própria de investimento seguindo uma estratégia. Podem ser fundos tradicionais que seguem algum índice específico ou podem ser ETFs que são negociados em bolsa.

A principal vantagem desses fundos é garantir diversificação a um baixo custo. Para montar uma carteira de ações, por exemplo, é preciso analisar diversas empresas e escolher entre 10 ou 15 pelo menos para diversificar os riscos e acompanhar essas ações.