top of page

Entenda a origem do termo Metaverso

Metaverso é uma realidade virtual imersiva e interativa. De certa maneira, é uma evolução de jogos como ‘The Sims‘ e ‘Second Life‘ no sentido de que as pessoas precisam de um avatar para conviver neste ambiente virtual. Porém, agora, de forma hiper-realista.


Outra maneira de entender o metaverso é vê-lo como uma extensão virtual da nossa vida atual, como se fosse outra dimensão. Daí, o nome “metaverso” que significaria além do universo.


A origem do termo metaverso se deu em 1992 com o escritor norte-americano Neal Stephenson. Em sua novela Snow Crash descreveu uma espécie de espaço virtual coletivo compatível e convergente com a realidade.


Para acessar esse mundo, precisávamos de óculos, disponíveis em terminais privados ou públicos no mundo real, que permitiam aparecer como um avatar no mundo virtual e concediam a capacidade de se mover nesse ambiente.


Desde essa primeira aproximação ao metaverso, ocorreram diferentes descrições e aplicações do conceito. Em 2018, o visionário diretor Steven Spielberg o popularizou com seu filme Ready Player One, uma adaptação de um livro de Ernest Cline publicado em 2011, e o videogame Fortnite começou a explorar de certa forma essa interação entre pessoas e tecnologias através da organização de eventos que juntavam em uma mesma hora milhões de usuários em todo o mundo.


De fato, o sucesso foi rotundo e ganhou uma maior dimensão quando alguns artistas musicais de renome (Marshmello, Travis Scott ou Ariana Grande) colaboraram com o videogame para atuar ao vivo em plena pandemia da COVID-19.


WhatsApp.svg.webp
bottom of page