Ter conhecimentos de empreendedorismo, inovação e modelagem são a tríade necessária para que o negócio alavanque e alcance novos patamares. Por empreendedorismo, entende-se que é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes.
Isso mesmo, o empreendedorismo pode atuar dentro de empresas já existentes, nesses casos são conhecidos como empreendedorismo corporativo (ou empreendedorismo interno) e intraempreendedorismo. Então, o que significa ser empreendedor? Significa ser uma pessoa que tem a visão aguçada para os problemas na sociedade, visando sempre a melhor forma de solucioná-los.
Atrelada a essa solução de problemas em que o empreendedor se dispõe a participar, está a inovação. Essa modalidade permite o investimento em recursos de última geração tecnológica ou em recursos criativos para solucionar tais problemas de forma rápida e simples e, com isso, impactar positivamente a sociedade.
Para que a empresa siga o caminho correto, que é particular para cada uma, é necessária a implementação da modelagem do negócio. De acordo com o Sebrae, O Modelo de Negócio ou Canvas, é um instrumento que ajuda a iniciar bem um empreendimento. De forma geral, contribui ao facilitar o entendimento completo de um negócio. Assim, o modelo tem o objetivo de descrever todos os elementos e fases que compõem um empreendimento, proporcionando a integração da organização.
Os componentes centrais de um empreendimento são: segmento de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades chave, principais parcerias e custos. Baseado em um quadro com blocos organizados, o Modelo de Negócio proporciona a visualização das principais funções de uma organização, possibilitando assim que empreendedores reflitam a respeito de cada área da empresa para, então, descobrir o que precisa ser feito e tomar decisões mais assertivas a fim de conquistar clientes e aumentar os resultados.
No módulo 4 ‘Empreendedorismo, inovação e modelagem de negócios’, do MBA Gestão do Agronegócio, todos estes conceitos serão abordados dando ênfase ao universo agropecuário. O aluno aprenderá a utilizar técnicas e ferramentas para empreender e inovar dentro do agronegócio, além de analisar e modelar os processos de negócios para alcançar melhores resultados. Quer ser um dos líderes do mercado agro e saber exatamente quais iniciativas e atitudes tomar para que seu negócio prospere? Vem pra FGI! Basta clicar aqui.
Comments