top of page

Contabilidade do produtor rural: como realizar de forma eficiente?


A contabilidade do agronegócio é o resultado de toda a parte da aplicação de técnicas e de controle financeiro de uma propriedade rural. É nesse momento que é feito o registro das compras, vendas, recebimentos, pagamentos, fluxo de caixa, impostos, entre outras obrigações.


A análise destes dados traz para o produtor rural tudo o que há de errado com a saúde financeira da propriedade. A partir disso é feito o planejamento para a correção do erro e a implementação de mudanças, permitindo que o negócio rural flua com maior eficiência e automaticamente, melhoria da situação financeira.


Posteriormente, o responsável pela análise dos dados contábeis da propriedade rural irá verificar os impactos pós mudanças e o processo é trazido definitivamente para o dia a dia.É importante ter em mente na hora de fazer a contabilidade ou de contratar um profissional para exercer esse papel que o segmento do agronegócio possui características próprias e exige conhecimentos relativos à contabilidade rural, dessa forma, deve se ter conhecimento também sobre as questões tributárias, fiscais, legais e trabalhistas.


Para que seja realizada a contabilidade do produtor rural é feito o estudo das terras, equipamentos, fertilizantes, entre outros ativos e passivos como empréstimos bancários, financiamentos e o patrimônio líquido da propriedade rural. Todos esses dados devem ser descritos em uma planilha ou software de gestão agrícola para que, posteriormente, possa ser feita toda a gestão da contabilidade e possam ser verificados os detalhes divergentes.


A contabilidade da propriedade rural pode ser feita por um profissional da área contábil ou pelo próprio produtor rural, lembrando que a contabilidade do agronegócio possui características próprias e exige conhecimentos relativos à contabilidade rural. Além disso, a contabilidade pode ser feita através de planilhas de Excel ou até mesmo mediante a contratação de softwares de contabilidade rural ou até mesmo empresas terceirizadas que exerçam essa função.


O MBA Contabilidade, Auditoria e Perícia do Agronegócio é voltado para contadores, agrônomos e profissionais diretamente ligados ao segmento agro ou que tenham o desejo de se inserir no setor do agronegócio, ampliar seus conhecimentos e se tornar um especialista. O único pré-requisito para adentrar na especialização é ter graduação em áreas afins.


O curso dura apenas 1 ano e meio, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Se você quer se preparar para ser um profissional renomado em uma das áreas mais promissoras do país, acesse aqui e entre em contato com a gente!

Profa. Esp. Samira Fernandes Sousa Silva Leopardo

WhatsApp.svg.webp
bottom of page