top of page

Como o mercado de capitais tem se mostrado relevante no mercado financeiro?


Quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais. O Mercado de Capitais é um canal fundamental na captação de recursos que permitem o desenvolvimento das empresas, gerando novos empregos e contribuindo para o progresso do País, e também se constitui de uma importante opção de investimento para pessoas e instituições.


A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é o órgão do Sistema Financeiro Nacional responsável por efetuar a regulação e fiscalização do mercado de capitais. É a comissão quem dita as regras sob as quais todos os participantes estão submetidos, o que inclui empresas, instituições financeiras e investidores. Por meio de suas normas, o mercado ganha em transparência e proteção, fato que garante a participação segura de todos os envolvidos.


A grande relevância deste mercado está no fato de permitir que empresas possam financiar suas atividades de expansão com a ajuda da sociedade civil. Ou seja, o investidor que aplica seu recurso em um título de uma empresa de capital aberto está claramente ajudando a fortalecer a economia de seu país.


Entender isto é muito importante para os anseios de uma nação. O mercado de capitais brasileiro constitui-se em um importante veículo de geração de riqueza. Investir em empresas de capital aberto significa dar força para a economia de uma nação. As companhias captam recursos da sociedade para realizar operações de expansão. Dessa forma, contratam mais, gerando emprego e renda, e isso traz riqueza para todos.


Sendo assim, o mercado de capitais permite que os títulos emitidos pelas empresas sejam negociados, aproximando as pessoas ou instituições que têm dinheiro das pessoas ou instituições que precisam do dinheiro para o financiamento de projetos. Isso ajuda a fortalecer a economia do país, além de oferecer diversificação da carteira de investimentos e alavancagem dos rendimentos.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Banking e Mercado de Capitais com o objetivo de especializar os alunos em gestão bancária e mercado de capitais. O curso tem duração de apenas 1 ano, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Se você quer se preparar para ser um profissional renomado em uma das áreas mais promissoras do país, acesse aqui e se inscreva!


WhatsApp.svg.webp
bottom of page