top of page

Silo: entenda o que é e como melhorar sua silagem!

Nem sempre o pasto está em condições de alimentar todo o gado da fazenda, e a nutrição adequada é um dos pontos mais importantes para produção pecuária, seja na pecuária leiteira ou na pecuária de corte.

A silagem surge como uma das possibilidades para o produtor para resolver esse problema e deixar o gado sempre bem alimentado. Mas o que é a silagem e como melhorá-la? No texto de hoje, vamos falar mais sobre o assunto.


A silagem é uma prática para armazenamento da forragem. Esse processo garante que a perda nutricional da forragem seja pequena e permite com que o alimento seja armazenado por um longo período, graças a uma fermentação controlada durante o processo.


Para melhorá-la, é importante seguir alguns passados. Antes do plantio é necessário que o local onde será instalada a cultura seja adequado. Para isso é imprescindível uma análise de solo que comprove a fertilidade do solo e se a temperatura climática favorece a silagem. Assim que as condições de solo estiverem favoráveis, faça o plantio.


Saber o tempo certo também faz parte do processo. O momento correto de se colher é quando a planta de milho atinge de 30 a 35% de matéria seca, que representa a quantidade de açúcar suficiente para gerar a fermentação. É isso que influenciará na qualidade da silagem.


Além disso, o tamanho do picado do milho deve estar entre 10 a 20 milímetros, pois partículas muito grandes dificultam a compactação e partículas muito pequenas podem prejudicar a ruminação ocasionando problemas no metabolismo do gado.


Outro ponto é a compactação do milho, que deve ser feita com tratores, que passam diversas vezes sobre a forragem até que fique densa. Uma dica importante é o estado de limpeza dos pneus, pois o esterco e a terra podem contaminar a silagem. Com o objetivo de ter uma ótima fermentação e qualidade, é fundamental eliminar todo oxigênio possível na massa ensilada.


Assim que for finalizado o processo de compactação é essencial o fechamento do silo. Quanto mais rápido, melhor será para evitar a entrada do oxigênio. Para o fechamento do silo é importante ter uma lona de excelente qualidade, sem furos. Ao colocar a lona, deve-se expulsar todo o ar na medida em que a lona é esticada para que não entre ar e isole a área.


Por fim, depois de algum tempo, a massa ensilada já está fermentada e pronta para o uso. Ressaltando que uma vez aberto, o ar entra no silo de milho, e se não for retirado com cuidado pode causar a degradação do solo. Esses cuidados com a colheita, picagem, compactação e fechamento são essenciais para a alta qualidade da silagem de milho.


コメント


WhatsApp.svg.webp
bottom of page