As bolsas de valores são responsáveis por gerir a venda e compra de ações de empresas que possuem capital aberto. Elas constituem o principal mercado de negociação dos capitais abertos e outros produtos do meio financeiro. Existem muitas delas ao redor do mundo, cada uma representando seu país. NYSE e NASDAQ têm localização em Nova York, TSE Tokyo e LSE em Londres. No texto de hoje, vamos falar da B3, a Bolsa de Valores Brasileira.
B3
A Brasil, Bolsa e Balcão (B3) é a maior e mais famosa Bolsa de Valores brasileira. Sua sede é em São Paulo (SP), mas ela conta com unidades no Rio de Janeiro (RJ) e em Barueri (SP), além de ter escritórios de representação em Xangai (China) e em Londres (Inglaterra).
Além da Cetip, uma instituição de custódia de títulos públicos e privados. A empresa fornece serviços criação e administração de sistema de negociação, compensação, liquidação, depósitos e registros para diferentes classes de ativos.
Na bolsa de valores é possível negociar desde ações até ativos complexos, como os derivativos. Também é possível negociar moedas estrangeiras e commodities relacionadas ao agronegócio, tais como: milho, soja e café.
Histórico
A B3 foi criada em 22 de março de 2017, após a fusão da Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip) com a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&F Bovespa). Até então, essas eram as duas principais instituições do setor no país.
Essa junção fez a a B3 conquistar a 5ª posição, em valor de mercado, entre as maiores Bolsas do mundo. Além disso, permitiu combinar os pontos fortes de ambas as companhias. A BM&FBovespa era uma referência na negociação de ativos e derivativos, enquanto a Cetip era a líder em custódia e em sistemas de registros, especialmente de renda fixa.
Presença das empresas
Até final de 2017, A B3 tinha aproximadamente 344 empresas listadas em seu banco de dados. Essas empresas são divididas em diversos setores, tais como:
● Bens Industriais;
● Consumo Cíclico;
● Consumo não Cíclico;
● Financeiro e Outros;
● Materiais Básicos;
● Petróleo, Gás e Biocombustíveis;
● Saúde;
● Tecnologia da Informação;
● Telecomunicações;
● Utilidade Pública.
Commentaires