top of page

Saiba qual a importância da pecuária de corte para o Brasil

A pecuária é uma atividade composta por diversos ramos. No Brasil se destaca a pecuária de corte, responsável por nos tornar um dos principais exportadores de carne do mundo. Possuímos atualmente o segundo maior rebanho bovino do mundo e o primeiro maior rebanho comercial, já que a Índia não explora comercialmente os seus animais.


O país é também o maior exportador de carne em toneladas e em faturamento, exportando cerca de 20% de sua produção, apesar de ainda possuir taxas produtivas abaixo dos seus maiores concorrentes.


A pecuária de corte é a atividade destinada à criação de animais com o objetivo de produzir carne para o consumo humano. No Brasil, a atividade está muito associada à criação de bovinos, pela sua magnitude e expansão territorial, ainda que também tenha expressividade com a produção de aves, suínos e outros.


É importante ressaltar que a pecuária de corte tem passado por mudanças significativas. Apesar de todo o histórico extrativista da atividade, esta tem passado por um importante processo de profissionalização e tecnificação, buscando superar as estreitas margens de negociação e alcançar a tão almejada lucratividade. As raças de gado de corte mais famosas são: nelore, wagyu, guzerá e senepol.


A pecuária de corte no Brasil hoje representa uma enorme relevância. Dentre as principais razões para tal, destacam-se 5 fatores: o Brasil tem o maior rebanho bovino do mundo; as exportações de carne representam um ganho estimado de 6 bilhões de reais, somos o segundo maior país exportador de carne no mundo; possuímos um parque industrial com capacidade de abate de quase 200 mil bovinos por dia e a atividade emprega cerca de 1,6 milhões de pessoas


Outros motivos como o menor custo de produção em relação aos outros países e a melhor qualidade dos produtos oferecidos também contribuem para a ampliação do setor. Neste cenário, a Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Gestão Estratégica da Pecuária de Corte com o objetivo de formar líderes da pecuária de corte no Brasil, aumentando a produção e a lucratividade nas fazendas. Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação no mercado.


O curso é concluído em apenas 1 ano e 4 meses, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Ficou interessado(a)? Clique aqui e se inscreva.


WhatsApp.svg.webp
bottom of page