top of page

Saiba quais são as atribuições da Liderança


O líder é um agente de mudanças, alguém capaz de impactar tanto sua própria realidade quanto a realidade dos outros através do protagonismo e da execução. Ao se tornar um líder, você também ganha a capacidade de motivar a si mesmo, a chamada autoliderança, e a chance de moldar o futuro que quiser.


É capaz de criar e seguir seu próprio direcionamento de carreira e colocar-se numa trilha profissional que lhe traga satisfação pessoal, gere resultados concretos e tenha impacto positivo em qualquer setor de atuação. Dentro deste contexto, quais são as atribuições de liderança? No texto de hoje, vamos falar mais sobre o assunto.


Ser um representante da empresa

O líder é o representante dos objetivos e da cultura da empresa em torno dos profissionais que ele irá liderar. Então, uma das atribuições desse cargo é conseguir absorver todos os princípios da empresa, políticas, estratégias e valores, e repassar aos outros colaboradores.


Desenvolver o time

Uma das habilidades essenciais do líder é a capacidade que ele deve ter para ser um apoio do RH na escolha de bons profissionais para formar seu time. Além disso, ele deve ter a habilidade para potencializar as competências desses colaboradores.


Organiza as execuções

O líder precisa ter não só a habilidade de inspirar os colaboradores, mas também de guiar e conduzir a equipe na execução dos planos, definindo estratégias, com base no que a empresa lhe propõe rotineiramente.


Demanda as tarefas de forma assertiva

Com seu conhecimento profundo do time, uma das atribuições desse cargo é conseguir distribuir as tarefas corretamente, facilitando a execução dos projetos adequando-as às funções e habilidades de cada profissional, para que as chances de resultados sejam maiores.


Dá feedbacks constantes

Gerenciar os resultados da empresa e oferecer feedbacks são algumas das principais atribuições dos cargos de liderança. Isso porque, a transparência em relação ao desempenho dos seus liderados pode melhorar a execução das tarefas e aumentar o engajamento. Sem contar que os feedbacks podem ajudar na correção de pontos negativos.


Mantém um clima organizacional positivo

O líder também tem por missão manter o bom clima organizacional da empresa. Por isso, ele precisa brigar por condições de trabalho adequadas para a equipe, planos de carreira, remuneração justa e outros. Afinal, o líder além de ser um representante da empresa para com os colaboradores, é um representante da equipe perante a companhia.


No MBA Liderança e Excelência Humana, o aluno aprende sobre o pensamento sistêmico nas organizações e como a conexão entre todas as partes envolvidas de uma empresa desenvolvem um planejamento estratégico. Com duração de 17 meses, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais. Prof. Dr. SEBASTIÃO CARLÚCIO ALVES FILHO

WhatsApp.svg.webp
bottom of page