top of page

Saiba o que é Valuation, exemplos e como fazer no agronegócio

Valuation é um termo em inglês que significa “Avaliação de Empresas”, “Valoração de Empresas” ou “Arbitragem de Valor”. Esta área de finanças estuda o processo de se avaliar o valor de determinado ativo, financeiro ou real.


Pela definição adotada, percebemos que a técnica de valuation pode ser aplicada para determinar o valor de um ativo qualquer, seja ele real, como um imóvel, ou financeiro, como uma ação, ou o valor de uma dívida, como uma debênture; e ainda o valor global de uma empresa.


É comum também ouvirmos o termo valuation como o resultado do processo de avaliação. Assim, por exemplo, podemos nos deparar com a seguinte afirmação: “o valuation da empresa ‘X’ é de R$ 500 milhões”.


O valuation pode ajudar a aumentar o valor e a lucratividade da empresa do setor agrícola, ou mesmo prepará-la para oportunidades de fusão e aquisição. A avaliação da empresa pode ser aplicada a toda a cadeia do agronegócio, sendo especialmente útil aquelas que prestam serviços agrícolas como: indústrias de insumos agrícolas e fertilizantes; distribuidoras de insumos agrícolas e fertilizantes; empresas de transporte e comercialização de bens agropecuários, etc.


Contudo, é fundamental considerar que o valuation para o agronegócio requer um rigor técnico considerável. Isso porque o cálculo do valor econômico-financeiro da empresa é baseado, principalmente, em seu potencial de geração de caixa no futuro.


O cálculo do valor da empresa agronegócio será feito com base em sua capacidade de produzir econômica e financeiramente no futuro. No caso do agronegócio, a apuração do potencial em gerar caixa, requer bastante expertise. Isso porque embora o setor agrícola seja resiliente, por outro lado, é um mercado muito variável. Logo, tanto as projeções do fluxo de caixa, quanto o cálculo de seu valor presente, requerem muito mais cuidado.


Este e outros assuntos são tratados no MBA Holding e Sucessão no Agronegócio, que trata de temas relevantes para a perpetuidade dessas organizações, apresentando os principais conceitos, dilemas, teorias e fatores de sucesso nos âmbitos jurídico, estratégico, organizacional e humano.


Um dos diferenciais deste curso é a contextualização na prática do dia a dia, colocando cases que trazem a vivência e a experiência para a sala de aula. São 16 meses de aprendizado ao vivo, com experiência 100% digital. Clique aqui e saiba mais.


WhatsApp.svg.webp
bottom of page