Em 2020, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) completou 160 anos de existência e precisou enfrentar uma situação bem atípica: os efeitos sem precedentes de uma crise mundial representada pelo Novo Coronavírus.
Esse grande desafio impulsionou o setor a olhar para o futuro e planejar, desde o início, as medidas para garantir o abastecimento de alimentos, manter em funcionamento os serviços essenciais, como a fiscalização sanitária, e diminuir os impactos sobre a renda dos produtores rurais, sobretudo dos pequenos e médios. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a retrospectiva do agronegócio em 2020. Continue com a gente!
Retrospectiva
Desde que foi preciso adotar medidas de isolamento no país, muitos setores foram atingidos. No entanto, o agronegócio, surpreendentemente, segurou a economia brasileira. Sendo assim, o agro contribuiu significativamente para a retomada da economia, a sustentação do emprego e da renda e a manutenção dos fluxos de exportação.
Com recursos de R$ 236,5 bilhões, o Plano Safra 2020-2021 destacou a sustentabilidade na agricultura e também incentivou a retomada econômica ao oferecer financiamento com juros mais baixos, priorizando mais uma vez pequenos e médios produtores rurais. Também tiveram destaque neste ano programas de assistência técnica e a regularização fundiária, que avançou, com a entrega de mais de 65 mil títulos.
O Brasil continuou a ampliar seu potencial agroambiental, com recorde de registro de defensivos agrícolas biológicos. Em 2020, além das tecnologias do Plano ABC, novas iniciativas como o Programa Nacional de Bioinsumos, o PronaSolos, o CAR Dinamizado, ferramenta para os estados procederem aos programas de regularização ambiental, reforçaram essa vocação.
Em relação aos plantios, o setor da soja viveu um dos momentos mais espetaculares de sua história, apesar do ano diferente e desafiador. Além de colher a maior safra de todos os tempos e, de quebra, se tornar o maior produtor mundial do grão, os produtores viram os preços da saca atingirem patamares inéditos.
A cultura, que há muito tempo já é a principal cultura agrícola do país, se coloca - cada vez mais - na liderança mundial, não só na exportação, mas também na produção. Diversos fatores favoráveis, como demanda e câmbio, possibilitaram a celebração de alguns recordes, tanto em oferta como em valores.
Commentaires