top of page

Qual a importância do cooperativismo para o agronegócio


O cooperativismo é um movimento econômico e social, entre pessoas, em que a cooperação se baseia na participação dos associados, nas atividades econômicas com vistas a atingir o bem comum e promover uma reforma social dentro do capitalismo.


Por meio da cooperação, busca-se satisfazer as necessidades humanas e resolver os problemas comuns. Uma organização dessa natureza se caracteriza por ser gerida de forma democrática e participativa, de acordo com aquilo que pretendem seus associados.


Cooperativas de agronegócio são referência para os trabalhadores do setor. Por isso, acabam facilitando a contratação de mão de obra especializada, o beneficiamento de matérias-primas e a comercialização de produtos.


Grande parte do cooperativismo voltado ao agronegócio atua no escoamento da produção, acelerando o processo. Uma das formas utilizadas além do estoque de produtos é a disposição de lojas próprias que atendem tanto a comunidade local, quanto os próprios cooperados.


Há também as cooperativas especializadas em comércio exterior. Elas permitem que pequenos e médios produtores consigam adentrar no mercado internacional, facilitando e auxiliando no processo de exportação.


O Brasil tem 1,6 mil cooperativas agrícolas, que congregam 181 mil produtores associados e empregam mais de 1 milhão de trabalhadores rurais. O cooperativismo responde por 48% de toda a produção agrícola nacional, de acordo com o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O cooperativismo para o agronegócio está presente em várias cadeias produtivas, como grãos, fibras, carnes e lácteos, sendo responsáveis por operações que visam ao fornecimento e à comercialização dos produtos de seus associados. O modelo de negócio gera economia de escala, agrega valor à produção e estimula uma concorrência justa no mercado.


Estes e outros assuntos importantes do ramo são abordados no MBA Gestão Estratégica do Agronegócio da FGI, Faculdade de Gestão e Inovação. O objetivo do curso é formar profissionais completos e diferenciados para atuarem no agronegócio e proporcionar a descoberta de formas de gestão de fazendas e empresas rurais.


Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação na sua empresa. O curso dura apenas 1 ano e meio, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Seja um dos líderes do mercado agro! Clique aqui e se inscreva.

留言


WhatsApp.svg.webp
bottom of page