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Quais são os cinco pilares da gestão de pessoas?

Segundo o autor Chiavenato, a gestão de pessoas é um conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.


Portanto, está relacionada com a provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados. Os modelos de gestão estão baseados em resultados, valores e competências. Para potencializar o desempenho dos colaboradores e garantir sua satisfação profissional, a gestão de pessoas se sustenta em cinco pilares.


Liderança

O papel da liderança é crucial para as estratégias de gestão de pessoas, desde o recrutamento de novos talentos até a retenção deles. As atividades dos líderes não se limitam à definição de metas e análise de resultados.


Agora, um líder é aquele que orienta seu time, reconhece as qualidades dos colaboradores, estimula a interação entre a equipe, passa segurança e confiança, sabe dar e receber feedbacks, constrói um plano de carreira para seus liderados.


Comunicação

A comunicação também faz parte dos pilares da gestão de pessoas. Para que uma organização alcance seus objetivos é preciso que seus colaboradores se comuniquem de forma clara. E isso não é uma prática unilateral, da liderança para com seus liderados. É preciso que ambas as partes ouçam e saibam ouvir umas às outras.


Mais do que isso, é preciso que se estabeleça um canal de comunicação que seja acessível para todos da empresa. Dessa forma, estimula-se o diálogo e a quebra de barreiras, dúvidas são sanadas de maneira mais assertiva e muitos erros podem ser prevenidos por meio disso.


Treinamento e capacitação

Não adianta ter um processo de recrutamento e seleção bem refinado se, depois disso, o novo funcionário é deixado “no escuro”. Por isso, logo após a contratação, é preciso estruturar um processo de onboarding de colaboradores para que eles tenham conhecimento sobre todos os processos da empresa e as boas práticas das suas áreas. Isso também faz parte da gestão de pessoas.


Trabalho em equipe

Os colaboradores e os departamentos não se dedicam para alcançar resultados individuais, mas, sim, para chegar aos objetivos declarados no planejamento estratégico da empresa. Portanto, precisa-se compreender que o trabalho de todos está interligado e contempla as estratégias de uma boa gestão de pessoas.


Processos

Para garantir que os colaboradores saibam executar suas tarefas e obrigações da maneira esperada pela empresa, um bom processo precisa ser estruturado, além de ser objetivo e claro. E mais do que isso: as métricas e indicadores para mensurar o desempenho da equipe também precisam ser coerentes.


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