top of page

Quais são as perspectivas para o agronegócio em 2023

A indústria agrícola influencia muitos setores da economia local e internacionalmente. O agronegócio refere-se a atividades relacionadas à agricultura que englobam agricultores, processadores, distribuidores e consumidores dentro de um sistema que produz, processa, transporta, comercializa e distribui produtos agrícolas.

É essencial entender o que está acontecendo neste setor e como isso afetará a produção e distribuição de alimentos. Além disso, essas tendências agrícolas observadas neste ano provavelmente definirão o cenário por alguns anos, questões como condições climáticas, preços das commodities e condução fiscal e econômica no novo governo desempenharão um papel importante no Brasil e nos procedimentos agrícolas no resto do mundo.


Espera-se que o setor agrícola permaneça resiliente em 2023, inclusive as perspectivas para o agronegócio em 2023 apontam para a possibilidade de uma safra recorde.

Mas embora as perspectivas de longo prazo para o agronegócio brasileiro continuem sendo promissoras, a atual conjuntura econômica mundial, marcada por altas de juros e escalada inflacionária em diversos países, estão afetando as margens de lucro e abalando a confiança do mercado e mudando as perspectivas para 2023.


Passado esse período difícil, a tendência do agronegócio brasileiro é retomar um ritmo de expansão mais forte e estável, pois muitos especialistas, inclusive estrangeiros, acreditam que o país é o que mais tem condições de ampliar a oferta de alimentos em um cenário de crescimento da população mundial e da evolução de parte dessa população para um cardápio com produtos de maior valor agregado.


Para a soja, por exemplo, o crescimento esperado é de 3,5%, com colheita de 150 milhões de toneladas projetadas até o momento. No lado negativo, espera-se que o algodão, arroz, milho e feijão tenham retornos financeiros menores.


Obviamente, previsões desse tipo não consideram possíveis quebras causadas por problemas climáticos, mas contemplam perspectivas de área plantada e produtividade, calculadas com base no histórico recente e em curso de investimentos e transformações tecnológicas.

A eficiência da produção, a inovação e as estratégias ágeis serão críticas no atual ciclo de negócios e no futuro dos negócios para permanecerem viáveis.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page