top of page

Quais são as aplicações da inteligência artificial no Agro


A agricultura foi redefinida pela tecnologia nos últimos anos. Hoje, os avanços tecnológicos influenciaram a indústria agrícola de várias maneiras, permitindo que os agricultores obtenham mais resultados com menos esforço, trazendo muitos benefícios.

A IA estar tornando os negócios agrícolas mais eficientes, rápidos e progressivos, essa tecnologia tem o poder de melhorar questões cruciais da agricultura, como o uso excessivo de produtos químicos, trabalho manual e eficiência do processo.


Atualmente os benefícios da implementação da inteligência artificial na agricultura são os seguintes: análise de demandas de mercado, produção eficiente, avaliação e gestão de riscos, monitoramento do solo, aprimoramento e hibridismo de sementes, segurança da colheita, aperfeiçoamento da tomada de decisão, custo benefício, coleta de dados em tempo real e muitos outros.


Todos os dias, as fazendas produzem milhares de pontos de dados sobre temperatura, solo, uso de água, condições climáticas etc. Com a ajuda de inteligência artificial e modelos de aprendizado de máquina, esses dados são aproveitados em tempo real para obter informações úteis, como escolher tempo para semear, determinando as opções de colheita, opções de sementes híbridas para gerar mais rendimentos e assim por diante.

E algumas das diferentes maneiras pelas quais a IA estar facilitando a cadeia de abastecimento de alimentos e tornando o setor agrícola acessível são: capina e colheita automática, detecção de doenças de plantas, monitoramento da saúde do solo, manejo de irrigação, produtividade aumentada etc.


Esperamos que o setor agrícola continue adotando a implementação estável da IA. É importante que os agricultores estejam equipados sobre os avanços mais recentes e utilizem essas tecnologias para melhorar continuamente. Profa. Ma. SILVIANY DA SILVA COUTINHO GUIMARÃES


WhatsApp.svg.webp
bottom of page