Os melhores FIIs para 2023, segundo analistas

Um fundo de investimento é uma entidade formada para reunir o dinheiro do investidor e comprar coletivamente títulos como ações, títulos ou imóveis.

Atualmente existem muitas maneiras pelas quais um investidor pode possuir imóveis. As opções incluem investimento individualdireto, parcerias imobiliárias, fundos de investimento imobiliário, entre outros.

Os fundos imobiliários oferecem aos investidores uma ampla exposição a imóveis para um baixo nível de investimento, eles já foram considerados como um “investimento alternativo”, mas cada vez mais se tornam mais comuns. Esses fundos permitem que os investidores participem passivamente de investimentos imobiliários, liberando seu tempo para outras coisas. Por isso, os fundos imobiliários podem ser uma opção ideal para quem está iniciando sua jornada de investimento imobiliário.

Se você tem interesse em se aventurar em fundos imobiliários, os analistas sugerem como aposta para esse ano os fundos de “papel”. Entre os 5 melhores FIIs para 2023 estão shopping e mais 3 outros setores, veja abaixo:

CSHG Recebíveis Imobiliários (HGCR11)

Esse FII tem atualmente um patrimônio líquido de R$ 1,56 bilhão. E de acordo com o último relatório gerencial, os certificados de recebíveis imobiliários (CRI) respondem hoje por 85% do portfólio da carteira.

Vinci Shopping Centers (VISC11)

Com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, os shoppings foi um dos setores que mais sofreram nos últimos anos com. Mas com a retomada da circulação de pessoas em 2022, os empreendimentos iniciaram uma recuperação.

Em novembro as vendas do Vinci Shopping Centers, por exemplo, registraram aumento de 11,2% na comparação com o mesmo período de 2019. Com uma área bruta locável de 220 mil metros quadrados, ele tem no seu portfólio participação em 19 empreendimentos, com taxa de ocupação atual da carteira está em 93,9%, a maior dos últimos doze meses.

Bresco Logística (BRCO11)

Esse FII tem um patrimônio líquido de R$ 1,796 bilhão e atualmente possui 11 imóveis que, juntos, somam uma ABL de 446 mil metros quadrados.

E segundo o InfoMoney, de acordo com as carteiras recomendadas por dez corretoras, Bresco Logística é há mais de um ano o FII mais indicado para compra.

TRX Real Estate (TRXF11)

Entre os inquilinos desse fundo estão nomes como Assaí, Pão de Açúcar, Sodimac, Extra e Carrefour. Com uma ABL de quase 441 mil metros quadrados, o portfólio do fundo conta com 49 imóveis em 13 estados.

Segundo a equipe de gestão, 97% dos contratos de locação são atípicos, de longo prazo, sem permitir revisão nos valores. Esse percentual tende a oferecer mais segurança aos investidores.

Kinea Renda Imobiliária (KNRI11)

Esse FII é uma das apostas da Eleven Financial no segmento de fundos imobiliários híbridos em 2023.

Ele é hoje o quarto maior FII da indústria em patrimônio líquido: quase R$ 3,9 bilhões. No portfólio, o fundo conta com 21 imóveis, totalizando uma ABL de 765 mil metros quadrados. A carteira lista atualmente 95 locatários ligados principalmente aos setores corporativo e industrial.