top of page

O que esperar de Outubro na Bolsa de Valores


Após quedas expressivas e um mês nada bom para os investidores, o mês de outubro deve, novamente, ser marcado por eventos domésticos que ditarão o rumo do Índice Bovespa. O cenário permanecerá desafiador para o investidor, uma vez que os eventos macros seguirão no foco do mercado.

Situações internas como o aumento de impostos, menor geração de crédito, maior endividamento de empresas por conta da desvalorização do real, aumento do desemprego, incertezas legislativas, e queda nos índices de confiança, certamente afetarão a percepção do investidor sobre os rumos que a economia brasileira deve tomar e, consequentemente, refletirão nas ações e no Ibovespa.

Analisando anos anteriores, outubro é historicamente um mês positivo para o mercado acionário, e isso também pode contribuir para o ânimo do investidor. O Ibovespa certamente terá mais um mês bastante volátil, e por conta disso, a seleção dos ativos continua a ser uma tarefa difícil, devendo ser ainda minuciosa e específica.

O Índice já recuou mais de 10% no ano até agora, em termos de R$, e mais do que 40% em termos de US$, e toda esta desvalorização abre boas oportunidades para investidores que queiram montar estratégias de médio e longo prazo, além de oportunidades que surgem no curtíssimo prazo em decorrência de notícias que surgem pontualmente.

Ações mais recomendadas

De acordo com um levantamento feito pelo InfoMoney, levando em consideração a opinião de 11 corretoras, a preferência dos analistas é por papéis que se beneficiam da valorização do dólar, como os de commodities. O setor financeiro também aparece entre os preferidos para Outubro. Segue a lista de ações mais recomendadas:

● Vale (VALE3);

● B3 (B3SA3);

● Bradesco (BBDC4);

● Banco do Brasil (BBAS3);

● Gerdau (GGBR4);

● Hapvida (HAPV3);

● Marfrig (MRFG3);

● Petrobras (PETR4);

● Via Varejo (VVAR3).

WhatsApp.svg.webp
bottom of page