top of page

O que é holding no agronegócio?

O número de propriedades rurais que fecham por causa da saída dos seus fundadores reduziria drasticamente se houvesse a implementação da sucessão familiar através da holding rural. Isso porque quando se fala em sucessão familiar, a maioria dos herdeiros não estão aptos a assumir os negócios da família.


E essa forma de organização patrimonial ajudaria na manutenção do negócio rural após a saída dos fundadores. A criação do planejamento da organização sucessória da sua lavoura faz com que as atividades da sua empresa continuem em operação.


Essa organização financeira no campo é auxiliada pela constituição de uma holding rural que possui como foco a concentração de todo o patrimônio financeiro e de toda gestão da atividade rural em uma pessoa jurídica.


Segundo a Vallim Advogados, a holding rural é o processo de transferência de titularidade das fazendas de uma família com o intuito de criar um mecanismo para a proteção patrimonial.


Ainda segundo a Vallim Advogados, a constituição de uma holding rural ajuda na criação de uma blindagem patrimonial e não permite que o seu patrimônio pessoal seja afetado caso tenha algum problema externo.


A holding rural também é muito usada para que você esteja com todas as suas obrigações tributárias em dia e assim evite evasões fiscais de sua propriedade. A holding é um processo que traz inúmeros pontos positivos para quem decide fazer a sua blindagem patrimonial.


Porém, é preciso lembrar que a constituição de uma holding rural não te protege de ações ilícitas que possam ocorrer. Então, é preciso que você planeje todas as suas ações da forma correta e dentro das obrigações fiscais.


Com todo o planejamento sendo seguido à risca, a holding pode te trazer diversas vantagens ao longo dos anos. Os principais pontos positivos que uma holding rural são: diminuição da carga tributária; evita que os conflitos decorrentes do seu planejamento sucessório venham a ocorrer e possibilidade de ter um retorno sob o capital que investiu na forma de lucros e dividendos que não precisam ser tributados.


Além disso, o patrimônio é blindado nos casos de conflitos de sucessão familiar que possam acontecer e você tem o seu patrimônio pessoal resguardado de credores de uma empresa da qual um dos proprietários da holding participe como sócio ou acionista.


Por fim, a sua negociação em busca de recursos nas instituições financeiras fica mais fácil e a sua produção pode ser afetada positivamente, já que a capacidade de comercialização e negociação dos seus produtos se torna mais simples.


Este e outros assuntos são tratados no MBA Holding e Sucessão no Agronegócio, que trata de temas relevantes para a perpetuidade dessas organizações, apresentando os principais conceitos, dilemas, teorias e fatores de sucesso nos âmbitos jurídico, estratégico, organizacional e humano. Um dos diferenciais deste curso é a contextualização na prática do dia a dia, colocando cases que trazem a vivência e a experiência para a sala de aula. São 16 meses de aprendizado ao vivo, com experiência 100% digital. Clique aqui e saiba mais.

Commentaires


WhatsApp.svg.webp
bottom of page