top of page

O que é Blockchain?


O termo Blockchain ganhou destaque nos últimos anos entre os investidores, surgindo da intersecção do universo da tecnologia com o das finanças. E, justamente por ser um assunto novo, um pouco complexo e que envolve dinheiro, ele acaba gerando muitas dúvidas. Mas fique tranquilo(a)! No texto de hoje vamos explicar de forma reduzida e didática tudo sobre esse tema que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo dos investimentos. Continue com a gente!

Blockchain

É um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informações pela internet. São pedaços de código gerados online que carregam informações conectadas – como blocos de dados que formam uma corrente. É esse sistema que permite o funcionamento e transação das chamadas criptomoedas, ou moedas digitais, como por exemplo o Bitcoin, Ether e Litecoin.


Ou seja, é uma espécie de banco de dados, onde ficam armazenadas todas as informações sobre as transações. O mais legal é que este grande arquivo é acessível a todos os usuários. Dessa forma, você pode acessar essa base de dados pelo seu computador e ver uma negociação que ocorreu entre duas pessoas: uma na China e outra na Alemanha, por exemplo.


Os detalhes sobre quem são os envolvidos não é possível saber, pois tudo é criptografado, o que proporciona uma maior segurança aos envolvidos. Mas é possível saber que aquela transação ocorreu e que ela está gravada na blockchain para sempre.


Apesar do blockchain ser associado diretamente ao uso das criptomoedas, existe um leque de possibilidades para a sua utilização, tais como:


● Créditos de carbono;

● Prontuários médicos;

● Históricos escolares;

● Diplomas;

● Documentos de identificação, como passaporte;

● Registros de automóveis;

● Registros de imóveis.


Os fãs dessa tecnologia acreditam que, num futuro próximo, será possível catalogar, rastrear, certificar e autenticar informações e objetos de valor de uma forma totalmente nova. E melhor: sem ficar à mercê de taxas e burocracia. Com a vantagem de oferecer segurança e de ser acessível a qualquer usuário, uma vez que tudo ficará registrado em um grande banco de dados compartilhado com usuários do mundo todo.


No texto, apesar da grande expectativa em volta da blockchain, ainda não é certeza que ela será mesmo incorporada ao nosso dia a dia. Mas é bom se atentar ao seu crescimento e entender melhor sobre as mudanças que ocorrem no mercado.

Comments


WhatsApp.svg.webp
bottom of page