top of page
Foto do escritorLeyder Rodrigues Nunes

O marketing no Agronegócio


Conquistar o produtor rural é o objetivo de toda empresa que atua no agro, desde as agropecuárias de bairro até as grandes marcas de insumos agrícolas. Para isso, prestar um bom atendimento, oferecer soluções de qualidade e garantir diferenciais é fundamental. Mas, além disso, o marketing no agronegócio é outro fator importante para ganhar espaço em um mercado cada mais competitivo.

De acordo com o (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a participação desse segmento no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2018 foi de 21,1% ― 5,6% no ramo pecuário e 15,5% no ramo agrícola. E no país que pretende aumentar a produção de alimentos em 30% até 2030, esses números só têm a crescer. Por isso, investir no marketing é de extrema importância e necessidade mesmo, já que a concorrência aposta cada vez mais nessa tática.

A 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural, publicada pela ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), mostrou que 96% dos produtores têm celular, que 20% já compraram sementes e defensivos pela internet e 17% já buscaram por fertilizantes on-line. Se essas pessoas estão procurando produtos que você vende, por que não aparecer para elas também no digital?

Desafios

Os desafios de investir em marketing no agronegócio são muitos, já que o marketing não permite coisas pela metade, ele tem que ser feito de maneira completa e conjunta. Algumas das maiores dificuldades são:

● Interação com o público-alvo;

● Melhor relacionamento com o cliente;

● Aumento das vendas;

● Posicionamento da marca;

● Mensuração de resultados;

● Segmentação do público-alvo;

● Presença nas redes sociais.

Tendências

Em contrapartida, as tendências do marketing no agronegócio são as seguintes:

● Forte contexto publicitário educativo, oferecendo informação aos clientes por meio de blogs;

● Transformação do posicionamento de alimentos e bebidas para saúde e nutrição;

● Mensuração de resultados;

● Ações de multiplataforma;

● Storytelling.

A utilização do Marketing leva em consideração uma agropecuária orientada para as demandas de consumo, seu perfil demográfico, estilo de vida, regras alimentares, novas estruturas familiares e novas formas de alimentação. O Marketing tem a função de identificar o que motivas as pessoas, e atender estas necessidades, através de produtos e marcas posicionadas estrategicamente. Convite para você No dia 24 de setembro às 19:30, a Faculdade FGI irá realizar um Masterclass gratuito com o tema: Desafios e Estratégias de Marketing no Agronegócio. A aula contará com os especialistas em marketing digital: Carlos Costa, Ivan Lucas e Jayme Diogo. Para saber mais informações e se inscrever, clique aqui.

Comments


WhatsApp.svg.webp
bottom of page