top of page

Mitos e Verdades sobre o Cruzamento de Raças de Gado


No texto de hoje, vamos falar sobre os mitos e verdades sobre o cruzamento de raças de gado para desmistificar algumas histórias que se ouvem por aí e esclarecer dúvidas dos nossos leitores. Continue com a gente!


O cruzamento pode trazer benefícios

Verdade. Alguns dos principais benefícios do cruzamento são a heterose e a complementaridade entre as raças. Desde o início do processo de cruzamento de raças bovinas, a heterose ou o vigor híbrido tem sido o resultado positivo dessa estratégia. Isso se deve pela superioridade de um animal mestiço em comparação com a média de seus progenitores de raça pura.


Quanto maior for a distância genética das duas raças, maior será a quantidade de heterose

Verdade. Quanto mais diferentes as raças parentais forem, mais heterose um produtor de carne bovina verá do cruzamento.Isso porque a heterose é derivada de combinações de diferentes alelos (formas de um gene), de raças-mãe, o que aumenta a heterozigosidade em muitos lugares no genoma e ajuda os indivíduos a se recuperarem da depressão por endogamia.


A heterose só existe na primeira geração de cruzamento

Mito. O cruzamento de dois bovinos de raça pura, sendo raças diferentes, em um primeiro cruzamento resultará em heterose. Porém, o cruzamento de um bovino da prole do cruzamento inicial e dois cruzamentos de bovino da prole do cruzamento inicial com a mesma composição de raça ainda resultará em 50% de heterose no acasalamento.


O cruzamento traz aumento no peso ao nascimento de bezerros

Mito. Uma grande coleção de dados do Meat Animal Research Center (MARC), em uma variedade das principais raças bovinas dos Estados Unidos e seus cruzamentos (mais de 25.000 cruzamentos/bezerros no banco de dados), estimou os efeitos da heterose sobre peso ao nascer, peso à desmama e peso ao ano, incluindo britânicos x britânicos; Continental x britânico; e Continental x Continental.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Gestão Estratégica da Pecuária de Corte com o objetivo de formar líderes da pecuária de corte no Brasil, aumentando a produção e a lucratividade nas fazendas. Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação no mercado.


O curso é concluído em apenas 1 ano e 4 meses, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Ficou interessado(a)? Clique aqui e se inscreva.

Kommentit


WhatsApp.svg.webp
bottom of page