Financiamento Rural e Seguro Agrícola

Quem vive e trabalha no campo sabe que é indispensável garantir recursos financeiros para obter resultados maiores em suas atividades rurais. Neste cenário, o financiamento rural cumpre um papel fundamental para garantir que esses recursos estejam sempre disponíveis para custear a comercialização e a produção de produtos agropecuários (armazenamento, o beneficiamento, a industrialização e a modernização das atividades no campo), tornando o produtor agrícola mais competitivo perante a concorrência.

No Brasil, o mercado financeiro brasileiro oferece várias linhas de financiamento rural que são destinadas ao desenvolvimento das atividades agrícolas e pecuárias. Esses recursos financeiros são oferecidos em condições mais favoráveis em relação a juros, prazos para quitar as parcelas e carência (tempo para começar o pagamento das prestações após a assinatura do contrato).

Um outro jeito de se proteger perante eventos inesperados é adquirir o seguro agrícola. O seguro agrícola é um tipo de serviço que protege o produtor rural de perdas decorrentes de fenômenos climáticos e adversos que afetam as lavouras. No geral, eles são fornecidos por seguradoras e o governo federal.

O objetivo é resguardar o produtor dos prejuízos gerados nas culturas por conta de chuvas excessivas, incêndio, queda de raio, tromba d’água, ventos fortes, ventos frios, granizo, seca, geada e variações excessivas de temperatura. No geral, o seguro agrícola garante a recuperação do valor investido na lavoura, contribuindo assim, para a continuidade da produção agrícola.

Sendo assim, ele beneficia o produtor rural nos seguintes aspectos: garante uma renda razoável até a próxima colheita, protege o agricultor contra eventuais perdas na lavoura e dá a oportunidade do produtor se recuperar diante dos prejuízos causados por alterações climáticas.

No módulo ‘Financiamento Rural e Seguro Agrícola’ do MBA Direito do Agronegócio, o aluno aprende sobre o que prevê a legislação e a parte contratual para financiamento rural e seguros agrícolas. Com duração de menos de 1 ano e meio, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.