FIC: saiba mais sobre o investimento que preza por rentabilidade e diversificação

A diversificação da carteira é um princípio fundamental para atingir maiores rentabilidades e diminuir riscos. Uma forma de ter ativos complementares sem ter de acompanhar diversas aplicações é escolher um Fundo de Investimento em Cotas (FIC).

O FIC (Fundo de Investimento em Cotas) é uma aplicação muito conhecida entre investidores que procuram diversificação e rentabilidade. Por meio destes fundos, você pode investir em diversos produtos sem a necessidade de comprá-los separadamente. Há aplicações para todos os perfis de investidores e muitas têm retornos acima de indexadores como o CDI. Além disso, são classificados por tempo de aplicação: curto, médio e longo prazo. Sendo que, quanto maior o prazo, maior a rentabilidade oferecida.

Apostar em um Fundo de Investimento em Cotas pode trazer uma série de vantagens para o investidor, tais como: diversificação na carteira, praticidade, rentabilidade e menos riscos de perder dinheiro. Por outro lado, há também os riscos, que são definidos de acordo com o perfil investidor: conservador, moderado ou agressivo.

O risco de colocar recursos em um FIC está ligado ao risco visto nos fundos dos quais se compram as cotas. Esses riscos podem ser de liquidez, de crédito ou de mercado, por exemplo. O FIC pode comprar cotas de diversos fundos, fragmentando o risco em diversas aplicações.

Dessa forma, você está comprando todos os fundos que o FIC escolhe a um custo menor do que aplicar separadamente. Quando um dos fundos desvalorizar, outro pode compensar esse prejuízo. A rentabilidade do FIC será uma média dos ganhos e perdas das cotas nesses diversos fundos.

A estratégia é conhecida como diversificação. Ela é fundamental para montar uma boa carteira e proteger seu capital de uma grande oscilação de valores. Caso seu FIC compre cotas de apenas um fundo, tente colocar recursos em aplicações que sejam complementares.

É válido salientar que o FIC não tem garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Essa é uma segurança ao portador caso a instituição financeira não consiga honrar pagamentos, como no caso de falência.