Ferramentas Sistêmicas para Ecossistemas Organizacionais

Quando estudamos biologia na escola, aprendemos que ecossistema é composto pelo conjunto de comunidades que vivem em determinado espaço da natureza, interagindo entre si e com o meio ambiente. Essa foi a inspiração para aplicar o termo no cenário empresarial, com as adaptações necessárias para que ele fizesse sentido.

Neste cenário, os ecossistemas de negócios tratam de estruturas dinâmicas de diferentes organizações que estão interligadas, dependendo uma das outras para que tenham sucesso. Assim, elas conseguem gerar valor para os clientes. Empresas de diferentes portes, clientes, concorrentes, fornecedores, instituições de ensino e o governo são alguns dos agentes que compõem esse sistema.

Dentro destes ecossistemas organizacionais, existem ferramentas sistêmicas que contribuem no seu desenvolvimento como um todo. Algumas delas são: análise SWOT, Matriz BCG, Modelo de Negócios Canva, dentre outras. A análise SWOT é um recurso muito utilizado para auxiliar o planejamento estratégico e o crescimento do negócio. O termo SWOT remete a algumas palavras inglesas: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Por meio dessa ferramenta, é possível analisar os pontos fracos e fortes da empresa, ajudando a contornar riscos e ameaças — concorrência, barreiras econômicas, falta de fornecedores, entre outros — e a aumentar as oportunidades de sucesso. Já a matriz BCG, segundo Neil Patel, é uma ferramenta cujo objetivo é verificar o desempenho e potencial futuro de cada produto. Com a visualização gráfica desses fatores, fica mais fácil tomar decisões estratégicas.

Por fim, o Modelo de Negócios Canva é uma ferramenta muito utilizada na construção de modelos de negócio, podendo ser usada para inovar e criar uma diferenciação da sua empresa perante seus concorrentes. O Canvas também é um instrumento útil para o lançamento de novos produtos ou serviços, e até mesmo para começar a atuar em novos mercados.

No módulo ‘Ferramentas Sistêmicas para Ecossistemas Organizacionais' do MBA Liderança e Excelência Humana, o aluno aprende as modernas ferramentas para auxiliar o desenvolvimento de ecossistemas organizacionais eficientes. Com duração de apenas 18 meses, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.