A agricultura e a fabricação de alimentos são setores muito importantes na economia do Brasil. O país emergiu como um exportador predominante de soja nas últimas duas décadas e com sua lista cada vez maior de usos, variando de produtos destinados ao consumo humano e animal a produtos industriais, como biodiesel, plástico e tintas, a soja tornou-se uma das commodities agrícolas mais valiosas do país.
A soja é uma espécie de leguminosa que se tornou um dos alimentos mais consumidos no mundo por seus inúmeros benefícios à saúde, ela é uma importante fonte de proteína e óleo. Nos últimos tempos, a soja ganhou popularidade devido a seus derivados, como tofu, leite e proteína vegetal texturizada.
No que diz respeito à importância da produção de soja em todo o mundo, sua produção e mercado devem ser avaliadas sob diferentes perspectivas. A oferta e demanda são os dois componentes fundamentai do mercado, a oferta descreve como produtores e fabricantes, grandes ou pequenos, reagem ou se comportam no mercado ao produzir e vender um produto.
Como a soja é produzida majoritariamente em três países: Brasil, Argentina e Estados Unidos, os acontecimentos nesses países merecem atenção. Fatores políticos, como subsídios às safras, podem ter um efeito significativo nos preços. Além disso, as condições climáticas desses países podem afetar os números da produção, significando prejuízo ou prosperidade em termos de produção.
Mas muitos outros fatores econômicos e comerciais que movem os preços da soja afetam o preço, incluindo: mudanças nas políticas de importação dos outros países, demanda do mercado emergente, óleos alternativos, subsídios ao etanol e até notícias sobre saúde.
A soja tem sido a força motriz do desenvolvimento agrícola recente do Brasil, com significativo impacto econômico e social. Mas a demanda global por soja e os preços de mercado associados determinarão quanto a produção brasileira de soja crescerá nos próximos anos.
Comentarios