O agronegócio tem muitas vertentes que podem ser exploradas, mas algumas delas estão mais em evidência do que outras nos dias de hoje. Portanto, se tornar especialista nessas áreas pode ser um diferencial para aqueles que querem se destacar no mercado de trabalho. Mas quais são essas especialidades? No texto de hoje vamos falar um pouco mais sobre elas.
Gestão estratégica do Agronegócio
Já era a época em que as empresas usavam a intuição e ideias sem fundamentos como fonte de tomada de decisões. Ser estratégico se tornou questão de sobrevivência em um mercado que acelera em tecnologia e deixa pra trás quem não se atualiza.
Ferramentas como matriz swot, previsão de demanda do mercado, análise da concorrência, monitoramento da vantagem competitiva, identificação de lacunas estratégicas, indicadores de desempenho e estabelecimento de metas precisam ser inseridas na rotina das propriedades rurais para uma gestão mais eficaz. O MBA Gestão Estratégica do Agronegócio na FGI tem exatamente essa proposta: ensinar como usar as estratégias a favor da gestão do seu negócio rural com foco na agricultura.
Contabilidade, Auditoria e Perícia do Agronegócio
Uma das partes mais importantes que contribuem para o sucesso do Agronegócio é a contabilidade, que controla toda a parte econômica e financeira das propriedades rurais, registrando compras, vendas, recebimentos e pagamentos. Com a apuração destes resultados, é possível estruturar o planejamento da empresa rural e implementar mudanças, buscando maior eficiência e melhoria da situação econômica.
O impacto das mudanças adotadas é avaliado novamente pela contabilidade e todo o processo é repetido a fim de que as empresas rurais obtenham rendimentos adicionais, diluam custos, economizem insumos, aumentem os lucros, gerem maior renda e mais empregos. O MBA Contabilidade, Auditoria e Perícia do Agronegócio prepara o profissional para executar com maestria todas essas partes mais técnicas que envolvem a contabilidade no agronegócio.
Direito do Agronegócio
O Direito também precisa estar presente como aliado na entrega de maior segurança jurídica durante as práticas no campo. Se faz necessária, então, legislação adequada e específica para uma área que tanto tem crescido e acrescido ao nosso país. O agronegócio deve ser acompanhado, sempre, pelo Direito Internacional, no que se refere às exportações; pelo Direito Ambiental, no que se refere à preservação do meio ambiente; e pelo Direito Civil e Empresarial, no que se refere à proteção do empresário e produtor rural. O MBA Direito do Agronegócio tem o objetivo de ensinar todas as legislações e guiar o aluno ao mercado de trabalho considerado promissor para a área.
Gestão Estratégica da Pecuária de Corte
O planejamento estratégico na pecuária é importante porque define metas tangíveis de desenvolvimento para o negócio e fornece os direcionamentos para que elas sejam alcançadas. É por meio dele que a produção consegue guiar suas tarefas rotineiras, avaliar o progresso de seus funcionários e mudar seus métodos quando necessário. O planejamento estratégico é ainda mais indispensável no cenário atual, pois a rapidez das mudanças e dos avanços tecnológicos exige que cada tomada de decisão seja avaliada em seus mínimos detalhes. O MBA Gestão Estratégica da Pecuária de Corte tem como foco o ensino destas estratégias a favor da gestão do seu negócio rural com foco na pecuária.
Comentarios